Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONCURSO PC

Mais de 59 mil candidatos realizam provas para três cargos da PC

Concurso ocorreu sem intercorrências, em seis municípios do Pará.

Por Luana Taveira (COSANPA)
05/07/2021 10h46

Dentro da normalidade e seguindo todos os protocolos de combate à Covid-19, 59.555 candidatos realizaram neste domingo (04), as provas para os cargos de investigador, escrivão e papiloscopista da Policia Civil do Pará. O certame foi executado nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

Com o avanço do concurso, a  Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), cumpre mais uma etapa do concurso público para área da segurança, que integra o planejamento da atual gestão, priorizando as melhorias no Estado, em prol do bem-estar da população.

"A prova estava dentro das minhas expectativas sim, fiz para os cargos de investigador e escrivão. Se eu passar, com certeza venho trabalhar nessa cidade que é tão linda e acolhedora, e em uma profissão que almejo", disse a candidata Monique Oliveira, de Porto Seguro/BA.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplad, Thainná Alencar, ressalta a importância do concurso para o Estado do Pará e o trabalho executado pela secretaria, o que gera mais oportunidades no serviço público.

“Trabalhamos sempre em prol de mais melhorias na segurança pública, área que merece uma atenção indispensável, além de priorizarmos o ingresso de novos servidores na atividade pública, por meio de concursos. Com esse novo certame, além do aumento no efetivo, é mais uma etapa a ser cumprida, de forma planejada, em busca de mais desenvolvimento ao nosso Estado”, disse Thainná Alencar .

De acordo com o levantamento feito pela empresa Instituto AOCP, 33.512 candidatos realizaram a prova para investigador da PC e 25.995 candidatos faltaram. Para os cargos de escrivão e papiloscopista, 26.043 realizaram a prova e 18.864 se ausentaram. O certame da PC, oferta 1.088 vagas, sendo 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista.

"Assim como na primeira prova, para o cargo de delegado, hoje atuamos em apoio à Seplad, na execução do certame em todos os pontos de prova no Estado. Mobilizamos inúmeros agentes e montamos uma comissão especial, para ficar de prontidão e resolver qualquer ocorrência. Felizmente não registramos nenhuma irregularidade. Para a PCPA, o dia de hoje foi extremamente importante, pois, em breve, muitos desses candidatos farão parte da nossa instituição e estarão prontos para combater a criminalidade e continuar garantido a tranquilidade da população paraense. É mais uma ação do governo estadual para fortalecer os órgãos de segurança”, disse o Delegado-Geral da Polícia Civil, Walter Resende.