Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VITÓRIA

“Só pensava nas minhas netas”, diz paciente após se curar da Covid-19 em Altamira

O agricultor Gabriel Ferreira, do município de Brasil Novo, agradeceu à equipe do Hospital Regional da Transamazônica por reencontrar as netas

Por Roberta Vilanova (SESPA)
24/06/2021 21h22

Choro, abraços e alívio marcaram o reencontro de Gabriel Ferreira, agricultor de 57 anos, com as duas netas, na saída do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na última terça-feira (22), após se curar da Covid-19. “Só pensava nelas. Essas netas são a minha vida. Como esperei por esse momento!”, disse ele, ao lado das meninas Maria, 4 anos, e Mariana Acássio, 9 anos.

Na saída da unidade, em direção à sua casa no município de Brasil Novo, Gabriel fez questão de agradecer à “equipe que cuidou de mim. Eles me deram tanta força e apoio! Que Deus derrame milhões de bênçãos sobre eles, para cuidarem de tantas pessoas”.Feliz, Gabriel mostra o cartaz da vitória, ao lado das meninas Maria e Mariana

O paciente chegou ao HRPT no dia 15 de junho, depois de apresentar desconforto respiratório, e ficou internado na enfermaria exclusiva para pacientes com o novo coronavírus. Chegou a ter 80% de comprometimento pulmonar. Apesar da gravidade de seu estado, Gabriel sempre falava da saudade que sentia das netas para a equipe assistencial.

Encontro virtual - Como forma de amenizar a saudade e garantir maior suporte emocional, o Hospital providenciou um encontro virtual do paciente com as crianças, por meio de videochamada. A ação, que integra os projetos de humanização do Hospital, visa amenizar a ansiedade do paciente e da família.

“Seu Gabriel é muito apegado às crianças; falava delas o tempo todo. Assim, aproveitamos a ação de humanização para auxiliar no tratamento e diminuir a ansiedade pela recuperação, garantindo segurança no contato com a família por meio das chamadas de vídeo”, informou Cerly Sousa, enfermeira do HRPT.

Após passar pelos cuidados da equipe multiprofissional, Gabriel apresentou melhora significativa no quadro de saúde e voltou para o convívio familiar.

Referência - O Hospital Regional Público da Transamazônica pertence à rede pública de saúde mantida pelo Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde. É uma das unidades de referência no tratamento de pacientes com a Covid-19, atendendo nove municípios da Região de Integração Xingu.

O HRPT é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará. (Texto: Karine Sued - Ascom/HRPT).