Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran intensifica ação educativa nas feiras do Jurunas e do Complexo Ver-o-Peso, em Belém

Iniciativa integra o projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará e busca conscientizar pedestres e condutores sobre os principais riscos de acidentes

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
24/06/2021 16h11

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) continua intensificando as abordagens educativas em estabelecimentos comerciais e em locais públicos de Belém. A ação integra o projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará e tem o objetivo de conscientizar pedestres e condutores sobre os principais riscos de acidentes. Nesta quinta-feira (24) a ação foi realizada nas feiras do Jurunas e do Ver-o-Peso. A equipe do Detran conversou com a população, entregou material educativo e orientou os condutores que transitavam pelo local sobre a importância de prevenir acidentes.Educação para o trânsito no bairro do Jurunas

O diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, lembra que o não uso do capacete, a alcoolemia, o excesso de velocidade e o uso do celular ao dirigir ainda estão entre as principais causas de acidentes com mortes nas rodovias do estado.

Segundo o diretor, os espaços públicos, a exemplo das feiras e áreas de lazer, são locais importantes com grande concentração de pessoas e, portanto, adequados para realizar as abordagens educativas. “Estamos orientando as pessoas sobre comportamento seguro na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde ainda registramos um acréscimo no número de acidentes, em especial com motociclistas. E as feiras são locais com grande circulação de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. A intenção é abordar a todos e intensificar cada vez mais esse trabalho de conscientização”, explica Gouveia.

A ação foi bem recebida por quem passava pelo local. Para o aposentado Zomar Borges, que estava visitando a feira do Ver-o-Peso, a iniciativa do Detran, de ir até a população, é uma excelente estratégia para transformar condutas. "Esse projeto que o Detran realiza na sociedade é muito importante, principalmente em orientar o cidadão indo onde ele está. Sem contar que existem pessoas que ainda não estão bem informadas sobre o trânsito. Então, tenho certeza que com esse trabalho de vocês a conduta das pessoas vai melhorar", declarou.

O aposentado Zomar Borges foi ao Ver-o-Peso nesta quinta-feira (24) e aprovou a iniciativa do Detran: "Muito boa essa ação na feira".Já o feirante Marcio Sena, que é motociclista, ressalta que a ação é fundamental para reforçar os cuidados que muitos ignoram. "Muito boa essa ação do Detran, vir com a equipe aqui na feira, chamando atenção e reforçando os cuidados que muitos ignoram no trânsito. Como sou motociclista, sempre tomo cuidado e utilizo todos os itens de segurança, tem muito motorista desatento na pista", afirma Sena.

Na feira do Jurunas foram abordadas 916 pessoas e 377 estabelecimentos. Além de receber o material informativo e ouvir as orientações dos servidores, a população também sugeriu melhorias na área para tornar o trânsito mais seguro. "A realidade é que tem muita gente que bebe e se distrai no celular, também motoqueiro que anda na contramão. Por isso, eu fiz questão de receber essa abordagem do Detran aqui na feira. Eu tenho minha bicicleta, sou ciclistas, muitos motoristas não respeitam a nossa classe. Já vi muitos acidentes acontecerem pelo desrespeito de motoristas", conta o feirante Luiz Carlos.

Segundo a coordenadora de educação do Detran, Isabella Mesquita, o projeto iniciou em 2020 e este ano as ações vêm ocorrendo deste o último dia 12, com paradas educativas em Icoaraci, Cidade Nova, Outeiro, Mosqueiro e as feiras do Guamá, Terra Firme e Bengui, além do Jurunas e Ver-o-Peso. Na RMB, o projeto segue até o dia 03 de julho. (Com informações de Celso Junior - Asdecom/Detran).