Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

TerPaz realiza ação com cadastro de trabalhadores e consulta a vagas de emprego

Parceria realizada com a Seaster e apoio do Sine trouxe novas perspectivas a moradores da Terra Firme nesta quarta, 23.

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
23/06/2021 16h44

A estudante de turismo Eduarda Oliveira, 22 anos, estava buscando o primeiro emprego de carteira assinada. ‘’Essa é uma grande oportunidade de conseguir um emprego, de alguém que tenha interesse de contratar pessoas que não tenham experiência, como é o meu caso. Estou tendo muita dificuldade porque a maioria das empresas só contrata pessoas com experiência’’, afirmou ela.

O programa TerPaz e a Secretaria de Estado e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveram, na manhã desta quarta-feira (23), uma ação de trabalho e cidadania com os moradores do bairro da Terra Firme, em Belém. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos moradores, oportunizando o cadastro de trabalhadores e consulta a vaga de emprego.

“Hoje nós estamos trazendo a intermediação de mão de obra para dentro da Terra Firme. Um dos objetivos é diminuir a violência no bairro, então, nós damos oportunidade dessas pessoas se cadastrarem no nosso sistema e ao realizar esse processo, disponibilizamos oportunidade de trabalho, de geração de emprego, para os moradores. Nós entramos em contato com os comércios locais formais para que eles disponibilizem essas vagas ao morador de cada Território e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) entra com essa intermediação”, ressaltou a gerente de Intermediação de Mão de Obra da Seaster, Maura Rezende.

Foram realizados 63 cadastros, e durante o atendimento, os técnicos mapeiam vagas com a ajuda do Sistema Nacional de Emprego (Sine), um sistema nacional de atendimento que trabalha junto a uma rede de empregadores.


"Após a realização do cadastro, se houver vagas disponíveis, automaticamente a pessoa já sai com uma carta de encaminhamento para se apresentar no local de trabalho. Caso não tenha, é disponibilizado um QRcode, em que a pessoa pode baixar o aplicativo ‘SINE Fácil’ e verificar se há disponibilidade de vaga”, concluiu Maura. 

A pedagoga Maria do Socorro Araújo, que atualmente trabalha como autônoma, também foi uma das pessoas que participaram do cadastramento. ‘’Essa ação veio em boa hora, eu estou há vários anos sem conseguir um trabalho de carteira assinada e, com a pandemia, a situação ficou ainda pior. Agora através dessa ação estou esperançosa de conseguir um emprego’’, disse a moradora do bairro da Terra Firme. 

Os serviços itinerantes levados à comunidade são reconhecidos pela população. “Essa ação é muito boa, já que facilitou muito a vida dos moradores aqui do bairro, inclusive para mim que atualmente não trabalho de carteira assinada’’, disse o autônomo Eduardo Alves. 

O secretário Estratégico de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, ressaltou a importância de ações como essa de trabalho e cidadania. 

“O TerPaz consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social. Uma das áreas temáticas do programa é, justamente, a questão do emprego e renda. Por essa razão, este projeto é tão importante e foi pensado para facilitar o acesso à busca do emprego. As entidades envolvidas nas ações estão indo até os territórios, visando, assim, o encontro de novas oportunidades de transformação na vida dessas pessoas”, disse Balestreri.

As ações vão continuar nos outros seis territórios atendidos pelo programa Territórios pela Paz.