Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Com apoio da Seel, atletas de jiu-jitsu conquistam 15 medalhas em evento no Rio Grande do Sul

Em diferentes categorias, paraenses voltam para casa com sete medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze

Por Valéria Nascimento (SECOM)
23/06/2021 15h31

Com 15 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, o grupo de 11 atletas paraenses de jiu-jitsu retorna ao Pará depois de disputar o AJP Tour Internacional, realizado no último final de semana, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Os competidores contaram com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para participação no evento.

Para Ricardo Filho, o Zito, 13 anos, que trouxe duas medalhas de ouro, a competição foi difícil devido ao nível de preparação dos outros competidores, mas a confiança no treinamento recebido em casa, em razão da pandemia de Covid-19, levou-o ao primeiro lugar em duas lutas, incluindo o desafio interestadual no qual venceu o atleta do estado-sede, Dhionanta Tolfo.

“O evento foi bem difícil, muito disputado. Meu oponente no desafio Pará x Rio Grande do Sul era muito bom também, mas eu estava muito preparado. Estava confiante na vitória, pois treinei bastante em casa com meu pai, que é faixa preta de jiu-jitsu, de três a duas horas diárias e ainda com a parte da preparação física. Foi um trabalho concluído após muito treinamento”, contou Ricardo Filho.

“A modalidade está em ascensão no estado, em especial, entre crianças e jovens, trabalhando com inclusão social, disciplina e formação de cidadania e é nossa missão institucional apoiar os atletas para que possam representar o Pará a nível nacional e internacional”, ressaltou Erivelto Pastana, diretor técnico de Esporte da Seel.

De janeiro de 2020 a janeiro de 2021, a Seel apoiou 215 atletas para participação em eventos estaduais, nacionais e internacionais. O montante do investimento chegou a R$ 2.038.078,65, recurso viabilizado por meio da Lei 9.615, conhecida como a Lei Pelé.

Para o presidente da Federação de Jiu-jitsu do Estado do Pará, Ricardo Gomes, o evento foi um grande sucesso, pois alguns atletas subiram de pontuação no ranking da AJP. “Além de subir no ranking, continuamos tentando a classificação, através de mais duas competições, no Rio de Janeiro e em Goiás, para disputar o mundial de Abu Dhabi, que está previsto para ocorrer em novembro, e o apoio da Seel tem sido muito importante”, avaliou Gomes.

 Como ficou o quadro de medalhistas:

- Ricardo Filho

Ouro na categoria infantil B e ouro no desafio interestadual Pará x Rio Grande do Sul.

- Jamile da Conceição

Ouro na categoria azul pesadíssima e prata no absoluto.

- Paulo Reis

Prata na categoria faixa azul adulto.

- Patryck Emanuel

Prata na categoria faixa azul máster 2

- Reryson Araújo

Bronze na categoria faixa preta máster 2

- Rayssa Fabiane

Ouro na categoria juvenil faixa azul feminino

- Renata Fabyane

Prata na categoria infanto-juvenil laranja-verde

- Eduarda Lima

Ouro na categoria marrom até 62kg e bronze na categoria absoluto feminino adulto.

- Robert Reis  

Bronze na categoria faixa roxa até 62kg e bronze no absoluto adulto

- Alexandre Castro

Ouro na categoria faixa preta pesado

- Alessandra Castro

Ouro na categoria faixa azul até 62kg feminino adulto.

 

Todas as informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Seel, e também sobre as formas de apoio financeiro a atletas e eventos podem ser conferidas no site: www.seel.pa.gov.br.

 Texto: Paula Portilho (Ascom Seel)