Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FUNCIONALISMO PÚBLICO

Seap participa de etapa de entrevistas no Prêmio Innovare

Secretaria ganha destaque com cinco projetos classificados em parceria com outras pastas do Governo

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
22/06/2021 18h19

Mais um passo para o resultado do Prêmio Innovare foi dado nesta terça-feira (22): representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participaram da etapa de entrevistas para explanar os cinco projetos classificados. A entrevista foi realizada de forma virtual, por meio da representante Mariana Guedes, a pedido do Instituto Innovare e do Data Folha. 

Os cinco projetos que foram classificados para o Prêmio Innovare são: "Projeto Realize" em parceria com a faculdade Estácio e Vara de Execuções Penais; "Sons da liberdade", em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult); "Projetar o Futuro"; "Erradicação do Analfabetismo" e "Plano de Contingência em Combate à Covid-19". 

Cada projeto tem seu intuito particular, com suas  técnicas e formas singulares de serem desenvolvidas, mas o que engloba todos é a garantia de mais humanidade para as pessoas privadas de liberdade, as oportunidades tanto profissional quanto pessoal que são oferecidas, além do acesso à cultura e reinserção social. De acordo com cada projeto e participação dos custodiados pode haver ainda redução de pena. 

“Nós conseguimos ver, na prática, que os internos que participam dos projetos são de mais fácil acesso, mais fácil comunicação e conversa. É perceptível que os nossos projetos geram ainda mais dignidade para todos os custodiados”, afirmou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, que destacou a importância dos projetos para as pessoas privadas de liberdades, suas famílias, e também para o sistema penitenciário. 

Na entrevista foram relatadas as motivações da criação das práticas dos projetos, qual a abrangência, a localização, e as possíveis dificuldades que cada um deles enfrenta. Foram exibidos vídeos que mostravam a prática daqueles desenvolvidos dentro das unidades penais, mostrando as equipes que os executam, além dos custodiados que participam e os desenvolvem.

O idealizador do "Projeto Realize", na fase de entrevista, foi o juiz Deomar Barroso. Para representar a Secretaria de Cultura, Úrsula Vidal, coautora do projeto Sons da liberdade, e o diretor do Teatro da Paz, Daniel Araújo. Também estavam presentes o Secretário da Seap, Jarbas Vasconcelos, o diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, e a chefe de Gabinete da secretaria, Sheila Faro.