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TRANSPORTES E LOGÍSTICA

Pavimentação na Perna Leste avança com a conclusão de duas das quatro pontes da rodovia

Já estão prontas a de 12 metros sobre o Igarapé Tracuateua e a de 15 metros sobre o rio Guajará-miri. As outras duas já estão em fase de licitação.

Por Kátia Aguiar (COHAB)
21/06/2021 15h22

Duas das quatro pontes da Perna Leste estão concluídas. Entrega da pavimentação dos 45 quilômetros está prevista para o final de 2022.A obra de construção e pavimentação dos 45 quilômetros da rodovia Perna Leste, no nordeste paraense, avança e já contabiliza duas pontes concluídas, uma de 12 metros sobre o Igarapé Tracuateua e outra de 15 metros sobre o rio Guajará-miri. Ao todo serão feitas quatro pontes na extensão da rodovia, as outras duas já estão em processo licitatório e as obras se iniciam ainda este ano.
As equipes trabalham na terraplanagem e na instalação da rede de drenagem profunda e superficial de águas pluviais (chuva).  Os serviços são realizados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), cuja previsão é de entrega da via totalmente pavimentada até dezembro de 2022.

A rodovia, que tem acesso pela PA-483, foi implantada há mais de 20 anos como parte integrante do complexo da Alça Viária, mas nunca foi pavimentada. Auxiliar de serviços gerais, Maria Auxiliadora nasceu no trecho da rodovia pertencente ao município de Bujaru e diz que agora, que vê as máquinas e operários na via, acredita que chegará o tão sonhado asfalto. “Vai facilitar a vida de todos nós, pois vivemos em estrada sem condições de passar carro, quando chove é só barro e poça de lama”, disse.

Maria Auxiliadora,de Bujaru, nordeste do Pará, diz que só acreditou na pavimentação da Perna Leste quando viu operários e máquinasA obra de construção e pavimentação da Perna Leste vai do entroncamento da Alça Viária (PA-483) até a rodovia PA-140, no município de Bujaru, dando acesso rodoviário àquele município para quem se desloca da Região Metropolitana de Belém (RMB) e de outros municípios por meio da Alça Viária. 

PA-140

A rodovia PA-140 também está em obras de construção e pavimentação em um trecho de mais de 37 quilômetros, que vai de Santa Izabel do Pará à balsa de Bujaru. As equipes da Setran se concentram nos serviços de recomposição da plataforma com inclusão de acostamentos, e reciclagem do pavimento, mantendo conservação e restauração da via.

Estratégica para o escoamento da produção e a interligação entre os municípios de São Caetano de Odivelas, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará, Inhangapi, Bujaru, Concórdia do Pará e Tomé-Açu, a PA-140 também é parte integrante do corredor logístico mais curto em direção ao Porto de Vila do Conde e acesso às regiões sul e sudeste do Pará.