Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO

Governo leva Ação Cidadania a moradores de São Francisco do Pará

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
20/06/2021 09h14

Eloiana Vasconcelos, é só alegria após ser atendida pelo programa Ação Cidadania.“Queria mesmo tirar o RG, mas como foi rápido, aproveitei pra pegar um encaminhamento pra minha cirurgia com a médica, porque mês passado, acusou pedra na vesícula e preciso me operar e graças a Deus eu consegui e fui muito bem atendida. Tô separada do pai da minha filha e não sabia como fazer pra pedir pensão pra ela, até isso consegui esclarecer, tudo aqui no mesmo lugar”, relatou a professora Eloiana Vasconcelos, de 28 anos, após ser atendida pelo programa Ação Cidadania. 

A Fundação ParáPaz, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sespa), Polícia Civil e Defensoria Pública, continua levando uma série de serviços gratuitos à população paraense. Por isso, na manhã de sábado (19), foi a vez do município de São Francisco do Pará, receber o evento que ocorreu na Escola Raposo Tavares. 

Além das 200 senhas disponibilizadas para a emissão da 1ª e demais vias da carteira de identidade, o programa disponibiliza gratuidade para a retificação e 2ª via de certidão de nascimento, atividades de lazer para o público, como também atendimentos médicos, acesso a medicamentos, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C e palestra de saúde bucal para as crianças, que ainda levaram para casa um kit contendo escova de dente e creme dental. 

A moradora Ingrid Tainara aproveitou para fazer teste rápido e ainda tirou 2ª via das certidões de nascimento. Outra moradora que saiu satisfeita foi a Ingrid Tainara de Almeida, de 26 anos. Mãe solo e dona de casa, ela recebe auxílio para manter a alimentação das filhas em dia, mas para continuar recebendo o benefício, precisava com urgência da 2ª via das certidões de nascimento que, segundo ela, já estavam ilegíveis. “Não cuidei e elas ficaram muito velhas e amassadas. Quase deixo de ganhar o dinheiro, porque não querem mais aceitar por aí, e a 2ª via ia dar muito caro, porque são de duas e eu não ia conseguir juntar esse dinheiro”, explicou, enquanto realizava a coleta dos testes rápidos. “Já que tô aqui, vou fazer e aproveitar a viagem”, complementou. 

Outro projeto atuante, é o “Entre Elas”, onde a assistente social aborda assuntos como o empoderamento feminino e a conscientização sobre a violência doméstica através de uma dinâmica, somente para o público feminino. Ao final, todas elas foram presenteadas com brindes. 

A ação recebeu o apoio da Prefeitura Municipal. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito, Professor Marcos; a vice-prefeita, Jéssica Mota; o deputado estadual, Nilton Neves; entre outras autoridades.

A ação, que já passou por Paragominas e Ourém, estará nos dias 21 e 22 de junho, em Igarapé-Açu, na Escola Odete Barbosa Marvão, (Av. Marechal Deodoro); 24 e 25 de junho, em Ananindeua.