Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

‘Operação Euterpe’ cumpre mandado de prisão em Igarapé-Miri

Em 10 dias da operação no Baixo Tocantins, polícias efetuaram 12 prisões. Neste sábado, 19, drogas foram apreendidas e três pessoas foram presas.

Por Luana Laboissiere (SECOM)
19/06/2021 19h23

Durante as ações da Operação Euterpe, neste sábado (19) equipes das polícias Civil e Militar, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Fluvial (GFlu), efetuaram a prisão de três pessoas envolvidas com roubos a embarcações e apreenderam uma quantidade de drogas no município de Igarapé-Miri, nordeste paraense. Em 10 dias da operação, que visa coibir a prática criminosa na área fluvial da região do Baixo Tocantins, 12 prisões foram efetuadas e duas intervenções concluídas.

Ações 

O mandado de prisão foi cumprido na residência de um dos alvos da Operação, localizada no Rio Samaúma, em Igarapé-Miri. Na casa foram encontrados mais dois foragidos da Justiça que estavam escondidos. Após cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência, foram encontrado 11 papelotes de maconha. Todos foram conduzidos até a delegacia do município. 

Durante a apreensão foram encontrados ainda uma rabeta e dois motores 6.5 HP que teriam sido roubados em um assalto ocorrido no rio Panacauaera. A Polícia Civil estará à frente das investigações. Uma mulher foragida da Justiça também foi presa, na região do rio Tucanarei. Com ela foram encontrados papelotes de maconha.

Integração

A Operação, que deve se estender até 25 de junho, mobiliza 35 agentes das polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Delegacia de Polícia Fluvial, Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e Companhia de Polícia Independente Fluvial (Cipflu), além dos efetivos ordinários de cada município contemplado com a operação.

Para o delegado Arthur Braga, diretor do Grupamento Fluvial, a operação vem obtendo êxito realizando prisões e oferecendo a segurança para os trabalhadores que utilizam os rios como meio de transporte e renda.

“A operação visa levar o sistema de segurança pública a combater a criminalidade nos rios, com forças especializadas em embarcações novas e adequadas dos mais variados tipos. Tudo para dar o suporte a esses policiais civis e militares que desempenham papel fundamental no interior do Estado”, ressaltou.

Os fortes investimentos nos equipamentos, segundo o diretor do GFlu, garantem a eficácia da ação integrada. “Recentemente tivemos a entrega de mais uma embarcação para Abaetetuba totalmente nova que vem fortalecer, ainda mais, as ações de prevenção e combate aos crimes fluviais. No total, para operação, foram encaminhadas três embarcações de Belém, além de contarmos agora com as de Igarapé-Miri e de Abaetetuba, fruto de investimentos do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública para combate nessa região, que possui uma acentuada estatística de crimes na área fluvial.”

Flagrante

Durante o deslocamento com os presos para o município de Igarapé-Miri, os agentes flagraram três indivíduos assaltando um barco que transportava palmito, no Rio Meruú. Houve troca de tiros e os assaltantes fugiram para área de mata. As guarnições fazem buscas pelo local.

Segundo a vítima, os criminosos estavam em posse de dois revólveres calibre 38 e uma faca, e haviam roubado uma quantidade de palmito e a quantia de 10 mil reais. Foram apreendidos a rabeta e o motor 15, utilizada pelos assaltantes, e um revólver calibre 38 com duas munições intactas. Os policiais continuam fazendo busca na área.

Denúncias 

A população pode contribuir com a operação integrada repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, do Disque-Denúncia da Segup, ou para (91) 98115-9181, WhatsApp da IARA (Inteligência Artificial Rápida e Anônima), por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. A denúncia pode ser feita ainda pelo 190, acionando o Centro Integrado de Operações (CIOP) em casos que necessitem de urgência.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)