Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Sedap constata avanços na produção de queijo, búfalos e soja no Marajó

Indicação Geográfica do queijo do Marajó, programa de inseminação artificial na pecuária bubalina e soja em Salvaterra integraram a agenda de trabalho

Por Governo do Pará (SECOM)
18/06/2021 18h13

Reunião com produtores de búfalos e visita às áreas produtivas foram algumas das ações da agenda de trabalho do secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Alfredo Verdelho, na região do Marajó. A programação iniciou na quinta-feira (17) com a entrega simbólica da Indicação Geográfica aos produtores de queijo do Marajó.

Na manhã desta sexta-feira (18), o secretário participou do lançamento do torneio leiteiro Marajó Búfalo, no município de Cachoeira do Arari. A programação ocorreu na Fazenda Paraíso, no Distrito de Retiro Grande, de propriedade de João Rocha, presidente da Associação Paraense de Búfalos do Marajó e representante da Câmara Leiteira no Consagro (Conselho Estadual do Agronegócio).

Ainda na Fazenda Paraíso, o titular da Sedap conheceu o trabalho de silagem do queijo do Marajó e o armazenamento do capim que sobra no período chuvoso, e é guardado para o período de seca.

A Fazenda Paraíso é uma das propriedades no Marajó que conta com búfalos resultantes de inseminação artificial por meio do Promebull, programa de melhoramento genético desenvolvido em parceria pela Sedap e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Sojicultura - Ainda pela manhã, Alfredo Verdelho visitou a fazenda, de propriedade do produtor José Marques, no município de Salvaterra, pioneiro na plantação de soja no município, além de cultivar arroz e feijão. "São 500 hectares de soja. É algo inédito no Marajó. O governo do Estado está dando o apoio necessário para o desenvolvimento do trabalho realizado aqui", ressaltou o secretário.

Segundo ele, a visita à região marajoara foi produtiva não apenas pela certificação do crescimento do agronegócio, em especial da produção bubalina, como pelo empenho dos produtores locais. "Ficamos felizes com o que vimos. O início da agenda foi em Soure, com a participação na entrega simbólica do registro da Indicação Geográfica do queijo do Marajó, junto aos produtores locais. Ficamos contentes também de ver a produção leiteira, a tradição da produção bubalina e o desenvolvimento de outras culturas, como a soja. Essa visita aqui na região marajoara foi bastante positiva", garantiu o secretário. (Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap).