Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Alunos do Projeto ‘Cenas de Paz’ do Território do Guamá recebem certificado de conclusão das oficinas

Como parte do encerramento das atividades do projeto, jovens conheceram instalações da Funtelpa nesta sexta, 18.

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
18/06/2021 17h04

Na manhã desta sexta-feira (18) os 29 alunos concluintes do projeto ‘Cenas de Paz’, que faz parte do Territórios pela Paz (TerPaz), programa do Governo do Estado, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Fundação Paraense de Radiofusão (Funtelpa) como parte da última ação realizada pelo grupo. O bairro do Guamá foi o sexto território contemplado com o programa. 

"Essa é a sexta turma de concluintes, e eu posso dizer que é uma sensação indescritível. Nós não deixamos de nos ver neles, afinal de contas, também passamos por essa fase de sonhos e em busca de oportunidades. Esse projeto tem esse objetivo, de abrir os olhos dos jovens para o novo, mostrando para eles que existe sim oportunidade e chance para todos’’, afirmou o presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento.   

Feliz. Foi assim que a estudante Ana Carla, de 18 anos, se definiu. Ela, que está cursando o 2° ano do ensino médio, falou do conhecimento que adquiriu. ‘’Para mim foi uma experiência maravilhosa. Eu aprendi muito, adorei o curso. Sempre gostei da área da comunicação. Atualmente possuo um canal do Youtube, e o conteúdo ministrado nas aulas me ajudou a aprimorar os meus conhecimentos’’, disse a estudante. 

Oportunidades

A oficina de Comunicação Integrada do ‘Cenas de Paz’ é um projeto desenvolvido dentro do TerPaz pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). O objetivo é levar conteúdos diversos de comunicação com duração de 72 horas/aula. Os participantes aprendem técnicas para o desenvolvimento de produtos audiovisual e rádio, perpassando por noções de câmera, web e edição.

‘’A Funtelpa é uma das 35 instituições ligadas ao Governo do Pará, desenvolvendo políticas públicas que possam fazer ou trazer a transformação social de todo o Estado. O que realizamos dentro dos Territórios é justamente levar a linguagem da comunicação para essa juventude. Como somos uma emissora pública e educativa, aliamos a nossa capacidade técnica, profissional com a geração de conteúdo dessa juventude nos Territórios’’ afirmou a diretora da Funtelpa, Vanessa Vasconcelos.  

"No início do curso, a faixa etária dos alunos era de 14 a 17 anos, e como a procura foi grande, fomos abrindo exceção para as comunidades. Hoje nós descobrimos talentos de pessoas de 20 a 30 anos, muitos já até terminaram o ensino médio, mas acabam se descobrindo como locutor, cinegrafista, fotógrafo, como social mídia, e para nós isso é muito importante’’, disse o jornalista e oficineiro do curso, Maicon Gomes. 

Hilbert Nascimento, presidente da FuntelpaDurante a visita, os alunos conheceram todos os setores da Funtelpa, e também houve um momento de descontração com a exibição de uma apresentação teatral que contou com a participação de concluintes do projeto. Um deles foi o artista Marcos Adles, de 26 anos. 

"Eu sou um dos alunos mais velhos do curso, e durante as aulas aprendi muitas coisas novas, os professores são incríveis. Esse conhecimento adquirido vai me ajudar muito na minha profissão e na minha vida’’, afirmou o estudante.   

O estudante Luis Vitor, de 16 anos, também foi um dos concluintes. 

‘’Eu aprendi como me comportar na frente das pessoas e isso é muito importante, conhecimento que vou levar para a vida, e sei que futuramente isso vai me ajudar muito’’, concluiu o jovem.  

A Diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania (Nac) da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o programa TerPaz, ressaltou a importância do projeto. 

Vanessa Vasconcelos‘’ O ‘Cenas de Paz’ tem contribuído para discutir com jovens que participam do curso, as possibilidades, a construção de novos projetos de vida, nos quais eles são os protagonistas. O TerPaz incentiva esse tipo de engajamento, que prioriza a consciência coletiva e social dos jovens contribuindo com a redução da vulnerabilidade socioeconômica dos mesmos e das comunidades em que atuam’’, disse a diretora.

Os alunos finalizaram a programação nos estúdios do Sem Censura, em que conheceram os bastidores e participaram ao vivo do programa. O próximo território beneficiado com o projeto ‘Cenas de Paz’ será o bairro da Terra Firme.