Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Codec debate projeto de instalação do Distrito Industrial de Santarém

O empreendimento, aguardado há anos na região, visa atrair investidores para o Oeste do Pará

Por Igor Nascimento (SEMAS)
17/06/2021 22h20

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) iniciou agenda institucional no município de Santarém, na região Oeste, nesta quinta-feira (17), para discutir com o poder público e setor produtivo a instalação de um Distrito Industrial no município, que tem grande relevância econômica para o Estado. A reunião foi conduzida pelo diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, representando o titular do órgão, Lutfala Bitar. 

Na sede da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Pádua Rodrigues discutiu alternativas para a implantação do DI de Santarém, considerando que a área atualmente definida para o empreendimento segue em análise quanto à viabilidade da transferência ao Estado, por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão do governo federal.Equipe da Codec discutiu alternativas para agilizar a instalação do Distrito Industrial em Santarém

O objetivo da Codec, disse Pádua Rodrigues, é definir o papel de todos os entes envolvidos na discussão de alternativas, e até mesmo de uma nova área para o empreendimento. “O Distrito Industrial é uma luta antiga, pois há vários anos que se busca a instalação desse importante equipamento público que vai atrair investidores para o Estado. Portanto, estamos aqui para alavancar esse trabalho do Distrito Industrial, seja na área que está em pauta no Incra ou em outras áreas, levantando e prospectando opções para o empreendimento”, informou o diretor.

Vocação - “Precisamos encontrar a área apropriada, que nós chamamos de área econômica incentivada, que irá viabilizar o interesse do investidor em ter uma área que venha a se adequar para aceitar determinados projetos, não só industriais como de logística e serviços. O Distrito Industrial hoje está faltando ao município, que é merecedor tanto pela sua grande vocação, quanto pela sua influência regional. Basta que os entes envolvidos com desenvolvimento, através de uma integração de ações, busquem estabelecer esse trabalho, que vai melhorar o ambiente de negócios nos municípios e alavancar o desenvolvimento econômico”, reiterou Pádua Rodrigues.

Segundo o secretário Henderson Pinto, a reunião foi importante para discutir outras possibilidades para o DI, inclusive para definição de novas proposições. “A reunião de hoje foi para que a gente pudesse discutir sobre o Distrito Industrial em Santarém. Discutimos a questão da área, mais especificamente sobre uma área que fica entre a BR-163 (Cuiabá-Santarém) e a PA-370, porém foram identificadas outras possibilidades. A Associação Comercial encaminhará um documento para a Secretaria Regional de Governo, indicando essa outra área. A Codec, por sua vez, irá realizar todos os procedimentos técnicos para identificar a área e ver de que forma a gente vai conduzir, para que a gente possa dar celeridade a esse processo de implantação do Distrito Industrial em Santarém”, detalhou o gestor regional.

A partir do recebimento das propostas, a Codec fará a análise técnica de viabilidade, estudo e  georreferenciamento, a fim de dar seguimento ao novo processo de desapropriação a ser conduzido pelo Estado, em caso de aprovação do Executivo.

Da reunião também participaram o secretário Municipal de Desenvolvimento, João Pingarilho, e o presidente da Associação Comercial de Santarém, José Roberto Branco.

À tarde, o diretor da Codec participou de agenda no Incra, para discutir o andamento da análise de viabilidade da área escolhida inicialmente para abrigar o DI.