Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRITÓRIOS PELA PAZ

Estado entrega equipamentos para pessoas com deficiência em bairro do TerPaz

Moradores do Jurunas receberam 36 itens, entre cadeiras de rodas e de banho, resultado da articulação de órgãos estaduais

Por Mozart Lira (SESPA)
17/06/2021 19h38

Cadeiras de rodas e outros equipamentos necessários a pessoas com deficiência (PCD) foram entregues a moradores do bairro do Jurunas, em Belém, na tarde desta quinta-feira (17), na Escola Placídia Cardoso. A ação foi realizada em parceria pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), beneficiando moradores de um dos sete bairros contemplados pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz).A primeira-dama Daniela Barbalho com a equipe de governo e o morador Nazareno Miranda

Foram entregues 36 itens a pessoas com deficiência que já haviam sido cadastradas nas ações que o TerPaz realiza aos sábados e domingos no Jurunas. O Estado já contabiliza 143 itens entregues até o momento nos territórios do Bengui, Cabanagem, Guamá e Terra Firme, em Belém; Icuí, em Ananindeua, e União, em Marituba.

“As pessoas procuraram esses serviços e encaminhamos para a Coordenação de Deficiência da Sespa, que realiza o levantamento das necessidades, junto ao laudo, podendo assim contemplar essas pessoas que têm necessidades das cadeiras de rodas e de banho, além de próteses e outros serviços", disse a coordenadora da Câmara Técnica do TerPaz pela Sespa, Alessandra Amaral. Daniela Barbalho ressaltou a importância dos equipamentos para a qualidade de vida

Para quem ainda não se cadastrou no programa, a coordenadora lembrou que para obter cadeira de rodas e outros itens para acessibilidade - como cadeira de banho e muleta -, os documentos necessários são laudo médico que comprove a deficiência, documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. 

Articulação - Presente à entrega, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, ressaltou que “a nossa intenção, através do governo do Estado, é mudar a vida das pessoas por meio desses equipamentos que são doados, mediante a articulação das secretarias que atuam com as comunidades mais vulneráveis. Com isso, devolvemos dignidade e qualidade de vida, porque elas estarão em equipamentos seguros e adequados à sua deficiência”.

A primeira-dama lembrou os impactos financeiros da pandemia, e frisou que os equipamentos vão facilitar a mobilidade. “Fechamos esse ciclo pelos sete territórios, e daremos continuidade às entregas novamente pelos mesmos sete territórios porque estamos comprometidos com a população do Pará, sobretudo incluindo em nossas políticas públicas as pessoas com deficiência”, acrescentou.

Nazareno Miranda agradeceu a as cadeiras de banho e de rodas entregues para seu paiFilho de José Páscoa de Miranda, que recebeu cadeira de rodas e cadeira de banho, o líder comunitário Nazareno Miranda agradeceu ao governo do Estado pelo momento, que definiu como “sublime”. “É um governo que está presente e perto das pessoas em momentos como esse e nas programações do TerPaz. Está mais perto de quem precisa. Preciso registrar essa gratidão por essa ocasião de vitória”, declarou.

Nei do Espírito Santo também recebeu cadeira de banho e cadeira de rodas para o pai, Joel, deficiente há 50 anos. “É um presente e tanto pra nossa família, que hoje tem um dia de festa. Estou feliz demais”, declarou. 

Autonomia - Ao orientar usuários e acompanhantes sobre o manuseio das cadeiras, a coordenadora estadual do Programa da Pessoa com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, explicou que a entrega das cadeiras de rodas fortalece a autonomia das pessoas com problemas de locomoção. “Essas cadeiras são sinônimo de independência, pois com elas será possível ter acesso a ambientes públicos e de lazer, facilitando também as atividades diárias. Serão muito importantes na promoção da dignidade e qualidade de vida”, destacou. A coordenadora Iracy Tupinambá mostrou como usar a cadeira

A entrega das cadeiras contempla um dos serviços garantidos pelo TerPaz, que ainda oferece, aos finais de semana, consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios pela Paz em Belém, Ananindeua e Marituba. 

Em todas as ações há palestras educativas sobre temas de interesse geral; prevenção à Covid-19 e saúde oral, e distribuição de kits para higiene bucal.