Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará inaugura enfermaria e ambulatório adulto na Santa Casa, em Belém

Pacientes com doenças hepáticas serão assistidos em enfermaria exclusiva

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
17/06/2021 17h07

O Governo do Pará inaugurou na manhã desta quinta-feira (17), na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), em Belém, a primeira enfermaria pública exclusiva do estado do Pará para atendimento a pacientes com doenças no fígado, e o ambulatório adulto para quase duas mil consultas por mês. O governador do Estado, Helder Barbalho, e o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, participaram da cerimônia de entrega.
 
“Nós devemos cada vez mais investir, cuidar, zelar pela população. Ao tempo em que temos uma estratégia muito clara de enfrentamento da pandemia, também temos que garantir que estrutura e equipamentos que cuidarão de outras enfermidades, que prosseguirão o planejamento e fortalecimento das demais ações em Saúde possam acontecer, por isso estes investimos na Santa Casa, o Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, o Hospital Público da Mulher, a estratégia de um hospital específico para a Covid ao longo dos próximos meses e dos próximos anos, já que o tratamento viral continuará sendo necessário - e, claro, vacina”, destacou o governador durante a agenda.

Para o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, a oportunidade consagra a parceria multi-institucional e a segurança e qualidade dos serviços da Santa Casa para a sociedade, tanto quanto a importância da integração dos órgãos do Governo do Estado: “Esta é mais uma etapa de todo um processo de ajuste e readequação para as necessidades dos nossos usuários e da perspectiva do sistema da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), dentro de um planejamento que avança a área de Saúde como prioridade para o Governo do Pará”, disse.

Doenças hepáticas

A partir desta sexta-feira (18), a Enfermaria Santa Expedito já começa a funcionar. Foi investido quase meio milhão de reais para transformar 300 m² que antes eram área desativada do prédio centenário em agora 12 leitos, entre clínicos e pós-cirúrgicos, com capacidade para suporte mensal de 45 pacientes, em média.

Desde 2012 a Santa Casa é oficialmente referência em todo o estado do Pará no tratamento de doenças hepáticas. São realizados em torno de seis mil atendimentos por ano: desses, três mil pacientes são considerados crônicos, ou seja, recebem seguimento constante. Mais de 120 pacientes transplantados, por exemplo, são acompanhados com rigor. 

“Um espaço concentrado com certeza melhora o atendimento, vamos poder ofertar um nível superior de cuidado, porque a equipe é especializada. Podemos suprir essa demanda com muito mais conforto para os usuários e, além disso, segurança para a questão cirúrgica, inclusive como requisito de transplante”, explica o cirurgião Rafael Garcia, responsável pela Enfermaria e coordenador do Centro Estadual de Referência de Doenças do Fígado. 

Em 2019, o Ambulatório do Fígado foi indicado pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Transplante de Fígado do Estado e desde então se prepara para iniciar os procedimentos. A equipe multidisciplinar vem sendo treinada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na capital, via o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus). A previsão é que os transplantes comecem no segundo semestre deste ano, com cerca de quatro cirurgias por mês. 

Ambulatório 

Com investimento de mais de R$ 150 mil, também foi inaugurado o Ambulatório Adulto, uma estrutura de mais de 200 m², que expande as consultas de reumatologia, pneumologia e clínica geral. São seis consultórios com média de quase 2 mil consultas por mês.

A musicista Aline Ferrigno, 30, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES), acompanhada na Santa Casa há dois anos, já aguardava consulta com reumatologista no Ambulatório: “Eu considero tudo perfeito aqui porque recebo a assistência necessária, medicamento, de forma muito caprichosa”, conta.