Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater faz demonstração técnica sobre a cultura do cacau em Macapazinho, em Santa Izabel

Comunidade quilombola, na Região Metropolitana de Belém, recebe orientações sobre poda de formação e controle de pragas no plantio do fruto

Por Governo do Pará (SECOM)
17/06/2021 14h34

Agricultores familiares de Macapazinho, em Santa Izabel do Pará, em atividade de campo com a equipe da Emater no cultivo do cacauA ação de "Demonstração Técnica (DT)" realizada pelo Escritório Local  da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará ( Emater), em Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém (RMB) é direcionada a produtores da comunidade quilombola Macapazinho e beneficia cerca de 11 famílias produtoras de cacau, com orientações sobre poda de formação e atividades de limpeza  e controle de pragas.

"A Demonstração Técnica é uma técnica didática utilizada no serviço de extensão rural para demonstrar na prática uma ação de assistência técnica de forma a ensinar o produtor rural a aprender a fazer fazendo. Nosso objetivo com a ação é difundir tecnologias geradas pela pesquisa e transmitir ao produtor rural”, explicou o engenheiro agrônomo, Ronaldo Sanches, coordenador do escritório da Emater em Santa Izabel do Pará, à frente da capacitação.

A comunidade de Macapazinho é acompanhada pela Emater há cerca de 30 anos, e há cerca de três anos, a Empresa de Assistência Técnica vem dando suporte aos produtores para a implantação da cultura do cacau, um produto valorizado no mercado e que pode contribuir com a diversificação da produção e melhoria da renda na comunidade, segundo informou o coordenador Ronaldo Sanches.

“Começamos em 2018 a prestação de assistência técnica para a introdução da cultura do cacau, que se apresenta como uma nova alternativa de renda para a agricultura familiar, em especial, aos quilombolas”, ressaltou ele.

A produção de cacau é realizada em área sombreada, o que pode colaborar com a preservação ambiental, já que evita a derrubada de árvores, podendo a cultura ser inserida em Sistemas Agroflorestais (Safs), juntamente com outras espécies frutíferas e florestais.

O Estado do Pará é o principal produtor brasileiro de cacau, sendo o responsável por mais da metade da produção nacional. Além de liderar a produção, o cacau paraense é valorizado no mercado pela qualidade das sementes.

*Texto de Etiene Andrade (Ascom / Emater).