Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa ganha unidade especializada no atendimento psicossocial de crianças e jovens

Vítimas de abuso sexual e outros crimes receberão assistência diferenciada em espaços adequados.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/06/2021 14h12

Na manhã desta quinta-feira (17), foi inaugurada dentro da Fundação Santa Casa de Misericórdia, em Belém, uma unidade da Fundação ParáPaz integrada à Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), da Polícia Civil do Pará. O objetivo é garantir o atendimento da saúde física e psicossocial de crianças e jovens vítimas de abuso sexual ou outros crimes.

O governador do Estado, Helder Barbalho, que participou da cerimônia de inauguração, ressaltou o importante papel da Santa casa como um dos maiores complexos estratégicos de saúde do Pará. “Estamos reforçando e ampliando serviços, entregando laboratório, áreas de enfermarias, novos leitos e o novo espaço especializado. Além de cuidar da saúde física e psicológica de crianças e adolescentes, também queremos garantir que investigações e elucidações com o olhar psicossocial para essas vítimas possam aqui ser assistidas”, ressalta.

O espaço conta com salas e recepção amplas, banheiros adequados para pessoas com deficiência e fraldário. A unidade possui acomodações apropriadas para atendimentos psicossociais, com três salas destinadas à psicologia, duas para o serviço social, uma para a perícia e uma para as especialidades de pediatria e ginecologia.

Segundo Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o espaço também contará com equipamentos de escuta especializada. “Queremos dar dignidade ao nosso servidor e ao público que nos procura em um momento de angústia, buscando o nosso apoio”, destaca.

O presidente da ParáPaz, Alberto Teixeira, exaltou a iniciativa do Governo em integrar, em um único local, um acolhimento integral e qualificado. “Temos o suporte da Santa Casa, que é referência nas questões de ordem sexuais, para quaisquer intervenções que se façam necessária, assim como rege a legislação. De forma efetiva, estamos contribuindo para diminuir este tipo de crime no Pará”, assegura.  

ParáPaz Integrado

O ParáPaz Integrado é o principal serviço público estadual especializado no atendimento às crianças e adolescentes em situação específica de violência sexual e recebe, também, casos encaminhados de outros municípios do Estado, garantindo a defesa e a proteção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De janeiro de 2019 a maio de 2021, foram registrados 1.778 atendimentos.