Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E SEGURANÇA

Equipe da Seac inspeciona obras da Usina da Paz em Canaã dos Carajás

Com previsão de entrega para o final deste ano, a Usina oferecerá espaços esportivos, de produção de conhecimento e segurança à população de Canaã

Por Paulo Garcia (SETRAN)
16/06/2021 18h22

O trabalho avança, para que a população receba a Usina da Paz ainda em 2021Uma equipe da Diretoria das Usinas da Paz (Dipaz), vinculada à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), fez na manhã desta quarta-feira (16) uma visita técnica às obras da Usina da Paz em Canaã dos Carajás, na região Sudeste. A previsão de entrega da obra é dezembro de 2021.

“Estamos com uma expectativa muito grande acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido em Canaã. A obra segue dentro do cronograma estipulado. No momento, a piscina está em fase de impermeabilização, aguardando revestimento. A estrutura de concreto do dojô está quase finalizada e as estruturas metálicas dos prédios da Usina, da assistência e da oficina, já estão levantadas”, informou o coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz.Equipe técnica da Seac foi a Canaã acompanhar o andamento das obras da Usina da Paz

No município, o projeto está sendo executado em parceria com a empresa Vale, responsável pelo custo integral. O governo do Estado não receberá nenhum recurso financeiro da empresa. Os complexos serão entregues prontos e equipados para a gestão pública.

Reunião da equipe da Seac com gestores municipais Assim como as outras unidades que estão sendo construídas, em Canaã dos Carajás a Usina da Paz também oferecerá à comunidade diversos serviços, incluindo complexos esportivos, salas de audiovisual e espaços de inclusão digital, além de atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

A vendedora Antonia Alves da Silva, 42 anos, moradora do bairro Vale da Bênção, próximo à Usina, disse que a chegada do projeto à cidade é “muito importante, porque aqui em Canaã, apesar de ser uma cidade muito rica, tem muitas pessoas carentes e que precisam de muitas coisas. Tem gente que não tem dinheiro pra tirar RG ou certidão de nascimento, por exemplo, mas com a chegada desse serviço da Usina vai ajudar muito essas pessoas que precisam”.A moradora Antonia Silva destacou a importância social dos serviços que serão oferecidos na Usina

Parceria – A equipe da Dipaz também se reuniu com representantes da Prefeitura de Canaã dos Carajás para alinhar a parceria e definir novas visitas técnicas ao município. "Recebemos com muita satisfação os membros da Secretaria de Cidadania do Estado do Pará. Estamos tratando aqui da implantação do TerPaz (Programa Territórios pela Paz), com a construção da Usina da Paz, um projeto que já foi implantado em Belém e vai ser implantado aqui em Canaã, em parceria com o governo municipal. Participamos com a doação da área para construção da Usina. É um projeto que acreditamos muito e torcemos para que dê muito certo”, ressaltou o secretário de Governo de Canaã dos Carajás, Roberto Andrade.

A Usina da Paz é um projeto elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Seac, em parceria com a iniciativa privada. O planejamento do Estado prevê a construção de Usinas na Região Metropolitana de Belém e na região Sudeste. Além da Vale, as obras também estão sendo executadas em parceria com a mineradora Hydro.