Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Unidade móvel do Hemopa mobiliza doadores e coleta mais de 50 bolsas de sangue no Coqueiro

Em parceria com um shopping, em Ananindeua, veículo ficou estacionado durante dois dias no estacionamento e contou com a solidariedade de 88 doadores

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
16/06/2021 13h58

Unidade móvel do Hemopa dispõe da infraestrutura necessária para que os voluntários possam doar sangue com segurança e confortoCerca de 220 pacientes internados na rede hospitalar do Estado serão beneficiados pelas 56 bolsas de sangue coletadas pela unidade móvel de coleta de sangue da Fundação Hemopa, durante dois dias no estacionamento do Shopping Metrópole, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. No total, 88 pessoas compareceram ao local para doar sangue.

João Batista, 26 anos, mora no Icuí Guajará e aproveitou a oportunidade para fazer a sua primeira doação. “Sempre tive vontade, mas devido ao trabalho não tinha tempo. Com a vinda da unidade móvel, facilitou o deslocamento para mim e por isso aproveitei”. 

A unidade móvel do Hemopa é um ônibus adaptado para o atendimento completo da doação de sangue, com cabines de triagem, quatro cadeiras de coleta e área de armazenamento para até 120 bolsas. Além disso, um trailer anexo garante o lanche dos voluntários, após a doação. 

“Esta é uma forma de levar os serviços do Hemopa para bairros mais afastados do centro da cidade e, assim, facilitar o acesso aos cidadãos que desejam ser doadores de sangue de forma confortável para cada um”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores.

As parcerias com empresas públicas e privadas, instituições não governamentais, igrejas e outras organizações são essenciais para este processo.  "O Shopping Metrópole sempre esteve de portas abertas para a Fundação Hemopa. Nosso papel como empresa é muito mais que uma relação comercial. Temos como premissa participar da sociedade de forma abrangente e positiva. Quando nos unimos ao Hemopa, temos a certeza de uma parceira onde a confiança, a credibilidade, a seriedade e principalmente o olhar voltado à sociedade e ao ser humano é primordial, vindo ao encontro de nossos valores”, destacou o superintendente do Shopping, Antônio Carlos Maziviero, que também doou sangue.