Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Aula magna inicia o I Curso de Intervenção Penitenciária Feminina

Qualificação penal é a 23ª efetivada em 2021 e conta com a presença de 25 servidoras.

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
15/06/2021 17h47

A presença feminina no trabalho prisional tem colaborado de forma expressiva para a segurança pública do Estado, destacando a força de mulheres em desempenhos de estratégia e planejamento de carreira profissional. Como maior valorização e igualdade dentro da categoria, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e Comando de Operações Penitenciárias (COPE), realizou uma aula magna na última segunda-feira (14), alusiva ao I Curso de Intervenção Penitenciária Feminino (I CIPFEM). No total, 25 mulheres estão participando, sendo duas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap/MA). 

As atividades têm o intuito de aperfeiçoar as habilidades já exercidas e acrescentar outras em campo. As aulas, divididas em ensinos teóricos e práticos, serão ministradas durante 10 dias, com o total de 150h de carga horária. Representando suas devidas casas penais, as servidoras aprovadas no curso são das seguintes unidades/locais: Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua; Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II); Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V); CRPP III; Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI); Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), Central Integrada de Monitoração Eletrônica (CIME); Cadeia Pública de Parauapebas (CPP); CRF de Santarém; Cadeia de Jovens e Adultos (CPJA); e Seap/MA e Grupo Especial de Operações Penitenciárias (MA).

Para o coronel Arthur Moraes, secretário adjunto da Seap e coordenador do curso, os ensinamentos serão emblemáticos para a capacitação das participantes, agregando valores e conhecimentos na especialização – tanto na área que atuam como em outras que podem exercer (como administrativo e gestão). “Nós precisamos cada vez mais ser efetivos porque o trabalho das mulheres no sistema prisional é fundamental. A mulher é mais dedicada ao que faz e nós queremos que vocês comprovem aqui essa dedicação, essa determinação. E, acima de tudo, que coloquem em prática tudo que aprenderam e tudo que irão aprender”, destacou em seu discurso no ato de abertura.

Esta é a 23ª qualificação penal efetivada em 2021, refletindo o compromisso da Seap com os servidores homens e mulheres no que condiz a necessidade de investir em conhecimentos que tragam soluções ao sistema penitenciário, reforça o diretor da Escola de Administração Penitenciária (EAP), Paulo Cunha. “Queremos fazer a formação e nivelar conhecimento. Um conhecimento de excelência e qualidade, para que nós tenhamos sempre policiais penais aptos e bem treinados no trabalho”, acrescenta o diretor.

A participante Ediene Moreira, policial penal do CRF de Ananindeua, afirma que o curso proporcionará mais conhecimentos. “Conhecimento nunca é demais. Precisamos sempre estar atualizados nos novos procedimentos para que possamos executar o serviço com qualidade”, conclui.

Sâmia Martins, que está representando a Seap do Maranhão, afirma que o I CIPFEM irá proporcionar a oportunidade de adquirir conhecimentos e colocá-los em prática no Maranhão, sendo assim, um curso de grande relevância para sua vida profissional e pessoal. “Quando fazemos cursos de formação, eu acredito que o objetivo não é somente se formar profissionalmente. Quando entramos no curso, a gente passa por todos os processos, passa por instruções, tem várias etapas. Acredito que sairemos melhores, tanto profissionalmente como quanto pessoa”, finaliza.