Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Semas promove oficina para a produção de sabão a partir do óleo de cozinha, no Jurunas

Moradores do bairro aprenderam técnicas para reciclar, gerar renda extra e preservar a natureza e o meio ambiente

Por Bruna Brabo (SEMAS)
15/06/2021 16h58

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu, na manhã desta terça-feira (15), a primeira oficina de reciclagem de óleo de cozinha para produzir sabão, na Escola Estadual Camilo Salgado. O curso fez parte da programação “Economia doméstica e formação de rede comunitária: reaproveitamento de resíduos líquidos, orgânicos e sólidos”, que segue durante esta semana no bairro do Jurunas, em Belém. A iniciativa do governo do Estado visa a atender os bairros com fragilidade social na Região Metropolitana de Belém. 

“Esta oficina de economia doméstica que estamos realizando no bairro do Jurunas contempla três serviços para a comunidade. O primeiro é o sabão a partir do reuso do óleo de cozinha, o segundo é o passo a passo da compostagem, e o terceiro é o processo da coleta seletiva. Na sexta-feira, vamos ter aqui um Eco-Ponto para descarte de materiais recicláveis”, disse Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.

A atividade contou com a participação de professores e funcionários da escola, além de moradores da comunidade. O grupo participou inicialmente de uma palestra sobre conscientização ambiental, que abordou os danos que o descarte irregular do óleo de cozinha traz ao meio ambientes e ensinou as formas de reaproveitar o produto.

Delma Braga, gestora do Território Jurunas, do Terpaz, afirma que a atividade ajuda na conscientização ambiental da comunidade: “A Semas desenvolve o trabalho bem produtivo dentro do Território, já tivemos oficina de compostagem e diversas outras oficinas no ano passado. Essa, de transformar óleo em sabão é muito importante para conscientizar a comunidade do bairro a preservar a natureza e o meio ambiente. Essa oficina foi bem recebida pelo pessoal do bairro”, explicou Delma.

Após a palestra, o grupo participou de uma aula prática para aprender a técnica de reciclagem do óleo de cozinha para produção de sabão, demonstrada por servidores da Semas. A moradora da comunidade do em torno da escola, Regina Célia Costa, conta que a oficina foi importante para esclarecer a importância do resíduo para o meio ambiente.

“Já tenho 3 litros de óleo usado armazenados, prontos para virar sabão, e achei muito bom esse curso. Eu já pesquisei para saber como fazer sabão com óleo, mas achei complicado. Esta oficina, não, mostrou um jeito fácil de aprender. Vou fazer sabão em casa e ainda vou contribuir para o meio ambiente”, esclareceu Regina Célia Costa.

Por sua vez, Valdirene Nascimento planeja comercializar o sabão feito de óleo e aumentar a sua renda: “Eu achei muito interessante essa oficina, muito produtiva. A didática utilizada pela Semas foi muito boa, os orientadores passaram as instruções com muita clareza. Eu já tenho o costume de guardar o óleo, então eu já vou colocar em prática a produção de sabão em casa. Agora, que já sei como destinar esse material, inicialmente vou fazer o sabão para o meu uso do dia a dia e futuramente pretendo vender”, disse. 

O descarte incorreto do óleo de cozinha traz diversos prejuízos ao meio ambiente. Ao ser jogado na pia da cozinha, o óleo entope a tubulação residencial e a rede pública de esgoto após sedimentar, causando diversos transtornos e prejuízos. Quando ele é descartado de maneira incorreta, pode inclusive contaminar o solo e torná-lo impermeável, não absorvendo as chuvas e causando enchentes. A decomposição do óleo produz gás metano (CH4), que é um dos principais gases responsáveis pelo Efeito Estufa. Apesar de ser um importante agente de degradação do meio ambiente, apenas 1% do óleo de cozinha é reciclado atualmente.

Por outro lado, o óleo de cozinha pode ser reutilizado para a produção de biodiesel, ração para animais, fabricação de detergentes, glicerina, tinturas, e sabão caseiro. Além de reduzir a poluição do solo, da água e da atmosfera, atendendo objetivos de desenvolvimento sustentável, o descarte adequado do óleo também gera renda familiar e de redes de cooperativas comunitárias. Um litro e meio do líquido gera até nove barras de sabão.