Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc vai em busca dos alunos que deixaram de frequentar as aulas durante a pandemia

Entre 14 e 18 deste mês, o trabalho está sendo realizado na área das 17 escolas que ficam nos bairros de Batista Campos, Condor, Cremação, Guamá e Jurunas

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2021 13h11

Comunidade da escola João Renato Franco se mobiliza para trazer de volta às atividades pedagógicas alunos afastados dos estudosA Escola Estadual João Renato Franco, no bairro da Cremação, em Belém, promove nesta terça-feira, 15, o Dia D da Busca Ativa, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que faz o levantamento e o chamamento dos estudantes que, por alguma dificuldade ou necessidade, se afastaram das atividades pedagógicas.

A escola da Cremação está na jurisdição da 3ª Unidade Seduc nas Escolas (3ª USE), que promove a Semana da Busca Ativa nas 17 unidades escolares sob sua gestão, no período entre 14 e 18 de junho. A busca ativa é uma diretriz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizada em parceria com as escolas das redes municipais e estaduais por meio das USEs.

A gestora Mônica Costa informou que o objetivo da ação é trazer esses alunos de volta e reintegrá-los às atividades pedagógicas. "Com esse intuito, estamos espalhando cartazes em nossas unidades de ensino e utilizando o “bike som” nas comunidades em que coordenamos”, explicou.

Na Escola Estadual João Renato, por exemplo, a busca ativa ocorre desde 2020, antes do início da pandemia do novo coronavírus, quando o corpo docente montou um plano de ação, conforme detalha a diretora da escola, Silvana Evanovicth.

“A equipe técnica e a equipe diretiva da unidade escolar se reuniram com os professores e, juntos, montamos um plano de ação. Essa estratégia educacional tem o intuito de resgatar esse aluno que ficou fora do contexto escolar, durante a pandemia da Covid-19”, afirma.

IMPACTOS

Silvana diz que o trabalho busca verificar os motivos pelos quais o estudante não participa das atividades pedagógicas da escola nem de maneira remota. "Devido ao período pandêmico, a questão econômica afetou consideravelmente os alunos mais carentes e, por muitas vezes, eles não podiam tirar uma xerox ou até mesmo assistir às aulas on line. Dessa forma, com o intuito de minimizar esses impactos, a Seduc, por meio da 3ª USE, está nos ajudando a fornecer esse material pedagógico impresso, o que tem garantido o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”. 

Tia de uma aluna da Escola Estadual João Renato Franco, Monique Fernandes diz que a Busca Ativa é uma ação de grande importância para os estudantes afastados da escola por algum motivo e relata o caso de sua sobrinha.

“No início do ano, ela não estava participando das atividades escolares; então, uma de suas professoras entrou em contato comigo, para saber quais os motivos da ausência dela, suas dificuldades, entre outras questões. Particularmente, achei a iniciativa muito importante, porque mostrou que a escola se importa com o aluno. Agora, minha sobrinha está muito empolgada e, quando chega um novo material de estudo, ela faz de forma prazerosa. Portanto, queria dar os meus parabéns à equipe de professores, coordenação pedagógica e direção escolar, por essa brilhante ação”, disse ela.

SERVIÇO

A Busca Ativa ocorre entre os dias 14 e 18 de junho, em todas as 17 escolas jurisdicionadas pela 3ª USE e que compreendem os bairros da Batista Campos, Condor, Cremação, Guamá e Jurunas.

*Por Vinícius Leal, com a colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc).