Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Jean Bitar incentiva doação de sangue entre os usuários

A programação alusiva ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue teve a parceria da Fundação Hemopa

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2021 21h09

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizaram uma programação de incentivo à doação de sangue para usuários da unidade de saúde da rede pública estadual, em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.

A iniciativa promovida nesta segunda-feira (14), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e da Agência Transfusional do HJB, visou sensibilizar para a importância da doação regular de sangue, que contribui para abastecer o estoque da hemorrede estadual.A equipe do HJB fez a abordagem dos usuários nas recepções, explicando a importância da doação de sangue

A programação incluiu abordagem aos usuários internados e aos que aguardavam atendimento nas recepções Central e do Ambulatório de Especialidades, além de estande com material informativo sobre doação de sangue e mural com informações para quem pretende se tornar doador de sangue.

"Depois que ouvi a biomédica explicando que doar sangue não deixa as pessoas fracas, que não faz mal nenhum a quem doa, decidi que quero doar sangue para ajudar alguém que esteja precisando", disse a usuária Hilda Lima de Sousa, natural do município de Mãe do Rio, no Nordeste do Pará.

De acordo com a técnica da Agência Transfusional (AT) do HJB, biomédica Alyne Pardauil, é necessário trabalhar diariamente para garantir o abastecimento do hemocentro, e isso só é possível com a sensibilização dos usuários internados, e com os acompanhamentos ambulatoriais.

Material informativo foi entregue aos participantes da açãoO HJB se soma às demais unidades da hemorrede estadual, coordenada pela Fundação Hemopa. A Agência Transfusional agiliza o atendimento de pacientes que necessitam de transfusão durante procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital. No trabalho de sensibilização feito diariamente, com usuários e familiares, é enfatizada a importância da reposição do estoque de bolsas de sangue, e entregue material educativo com orientações básicas e pré-requisitos para doar sangue. O código de doação do Hospital Jean Bitar é amplamente divulgado nessas abordagens.

Campanhas e caravanas - O HJB também promove campanhas internas e caravanas de doação de sangue com o objetivo de incentivar colaboradores. A próxima caravana irá à sede do Hemopa doar sangue no próximo dia 19.

Izael Teles é um dos pacientes da Agência Transfusional do HJBA Agência Transfusional do HJB realiza quase 60 transfusões de sangue por mês. O usuário Izael de Abreu Teles, 29 anos, lavrador no município de Portel, no Arquipélago do Marajó, é uma das pessoas atendidas pela AT que teve a vida salva por doadores de sangue. O usuário chegou à unidade no dia 14 de maio deste ano, encaminhado para tratamento de anemia aplásica. Hoje, após um mês internado, Izael já recebeu 42 transfusões de sangue.

"Eu nem sabia que hoje era o Dia Nacional do Doador de Sangue, mas sei que minha vida foi salva por doadores de sangue. Se eu soubesse quem são essas pessoas que me salvaram, se tivesse oportunidade, iria agradecer pessoalmente a cada uma. Mas, como não sei quem são, agradeço a todos os doadores de sangue, por todas as vidas que já salvaram, inclusive pela minha vida. Saibam que vocês são muito importantes pra nós, que precisamos de vocês para que a nossa vida continue", afirmou o usuário.

Para a coordenadora do GTH, Thatyelle Pantoja, a ação foi uma forma de incentivar a doação de sangue, mas também de reconhecer a importância do doador. "Depois do ano passado, quando muitas famílias tiveram a perda de pessoas importantes, acredito que pensar no próximo se tornou ainda mais vivo em cada um de nós. Não seria diferente no dia de hoje, aflorando esse sentimento da solidariedade e de cuidado com quem precisa, e estimulando o ato solidário da doação de sangue. Muitas vezes, nem sabemos quem receberá o sangue que doamos, mas sabemos que contribuir com a manutenção da vida de alguém faz toda a diferença. O doador de sangue merece ser enaltecido por atitude tão nobre de amor ao próximo, e por doar não apenas o seu sangue, mas por doar vida", destacou a coordenadora. (Texto: Joelza Silva - Ascom/HJB).