Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Museu de Arte Sacra recebe exposição sobre devoção aos santos juninos

“Junho, bendito seja!” pode ser visitada até o próximo dia 30 de julho, na Galeria Fidanza.

Por Iego Rocha (SECULT)
14/06/2021 17h06

A quadra junina é um dos períodos mais esperados do ano, com suas comidas típicas, quadrilhas, arrastões, cortejos de pássaros e as festividades em homenagem a santos católicos, principalmente São João, Santo Antônio e São Pedro. Para retratar essa tradição e religiosidade, será lançada nesta terça-feira (15), às 19h, a exposição “Junho, bendito seja!”, na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra (MAS). A abertura ao público ocorre na quarta-feira (16), com visitação sempre de terça a domingo, das 9h às 17h, e segue até o dia 30 de julho. 

A programação integra o calendário do Preamar Junino do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Na mostra, serão expostas fotografias de artistas convidados, entre eles, And Santos, Cristina Carvalho, Déborah Elena, Deia Lima, Manuel Siqueira, Marcelo Vieira, Michel Pinho, Rafael Aguilera, Rosário Travassos e Wagner Santana, além de vídeos do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) e adereços da coleção do Arrastão do Pavulagem. A curadoria é de Emanuel Franco, diretor do MAS, e Dayseane Ferraz, técnica em Gestão Cultural e pesquisadora do SIMM/Secult.

“A seleção foi feita primeiramente em peças do próprio acervo, que está sob a guarda do MAS e de outros museus do SIMM/Secult. Depois, foram incluídas obras de artistas paraenses sobre o tema e, por fim, acrescentamos registros audiovisuais que retratam a tradição pelo Pará. A exposição dilui as conhecidas fronteiras existentes entre o erudito e o popular, pois a diversidade cultural ligada à quadra junina transcende tais sentidos. Nela, as peças barrocas estarão em diálogo com registros da arte contemporânea e do fazer popular”, explica a curadora Dayseane Ferraz.

Para o curador Emanuel Franco, a mostra representa uma dualidade entre duas vertentes muitos marcantes nessa época de junho. “Uma é a questão religiosa, a devoção pelos santos deste mês, em especial, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. A outra são as festas populares, ou seja, quadrilhas, cortejos de pássaros, bois-bumbás e outras crendices tão peculiares nessa época. Vamos compor a exposição com esses elementos e com vídeos sobre os Cordões de Pássaros Juninos, pertencentes ao acervo do Museu da Imagem do Som, além da produção de grafismo do artista visual And Santos, de São Caetano de Odivelas”, destaca o diretor.

Texto: Thais Siqueira (Ascom/Secult)

Serviço:
Exposição “Junho: bendito seja!”
Data: 16 de junho a 30 de julho 
Horário: 9h às 17h
Local: Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, em Belém.