Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Em Algodoal, Emater garante Declarações de Aptidão ao Pronaf e atendimentos veterinários

Houve atendimento de demandas de pescadores para acesso às políticas públicas e ainda serviços médicos veterinários para pequenos animas e equinos da ilha

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2021 16h49

Emater orientou pescadores artesanais da ilha de Algodoal, que integra o município de Maracanã, para acesso a políticas públicasCerca de 50 pescadores da Ilha de Algodoal receberam na última semana atendimento para o acesso à Declaração de Aptidão ( DAP) ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), realizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Pará ( Emater) de Maracanã. De acordo com o coordenador do Escritório local, Djavan Farias, a ação atendeu a uma solicitação da Associação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha de Fortalezinha e está dentro das atuais linhas de ação do escritório para alcançar o público alvo da instituição.

“Nós fomos atender os pescadores da Ilha que não possuem documentação, pois têm muitas dificuldades de transporte para sair de Algodoal para Maracanã. Por conta disso, essas ações externas têm se intensificado no escritório da Emater em Maracanã. Nós vamos até à comunidade, emitimos as DAPs e além disso, nessa ação de Algodoal, levamos a médica veterinária para consultar os pequenos animais da ilha e das comunidades. Nas próximas ações além da DAP, vamos emitir também o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, explicou Djavan Farias.

O escritório da Emater de Maracanã também aproveitou a oportunidade para atender outra necessidade da população local, os cuidados com os animais de estimação e também com os equinos, usados no transporte na ilha.

Em Algodoal, a Emater também promoveu atendimento médico veterinário, em paceria com a prefeitura municipal de MaracanãCom o apoio da prefeitura municipal de Maracanã foram realizados 20 atendimentos, da consulta até administração de medicamentos como vermífugos e vitaminas, informou a médica veterinária, Fabiana Baima.

"Foi algo que nós conseguimos agregar ao serviço da emissão de documentos. Fizemos todo tipo de orientação sobre os cuidados com esses animais, principalmente, relacionado à vermifugação, assim também como manejo, como no caso dos equinos, que nós orientamos da melhor forma sobre os cuidados necessários”, disse Baima.

A pesca é a principal atividade econômica do município de Maracanã. O escritório local da Emater quer ampliar o acesso do segmento de pescadores e também de agricultores do município à DAP e outros documentos que dão acesso a políticas públicas. Para isso, está sendo elaborada uma agenda para o segundo semestre de 2021, que prevê ações mensais de atendimento no município.

*Texto de Etiene Andradr (Ascom / EMATER).