Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Museu Solidário leva visitantes mais carentes a pontos de cultura aos domingos

A iniciativa vai transformar passeios culturais em ações de solidariedade a pessoas atendidas pelo Programa TerPaz.

Por Iego Rocha (SECULT)
11/06/2021 15h37

Um simples passeio a um dos principais pontos turísticos do Estado pode ajudar centenas de famílias carentes afetadas pela pandemia. É que este domingo, 13 de junho, marca o começo de mais uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio de seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM): o projeto Museu Solidário. A partir de agora, em todos os domingos, os ingressos para espaços do Complexo Feliz Lusitânia poderão ser trocados por 1Kg de alimento não perecível, que serão doados a comunidades carentes. 

Atualmente, os espaços do Complexo Feliz Lusitânia recebem, em média, 1.247 visitantes por domingo. Visitas que agora terão um caráter mais especial: o de solidariedade, segundo Armando Sobral, diretor do SIMM. “Os museus são espaços de acolhimento e também de solidariedade. Vamos promover o engajamento dos espaços culturais em relação ao período que a sociedade atravessa. O alimento e a cultura proporcionam um pouco mais de condições humanas para pessoas que estão enfrentando dificuldades nesse momento de pandemia”, destaca. 

Cada quilo de alimento não perecível equivale a quatro ingressos por pessoa, sendo: um para o Museu de Arte Sacra (MAS), um para o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (COJAN), um para o do Museu do Círio e um para o Museu do Forte. Para efetuar a troca, basta se dirigir às recepções do MAS, COJAN ou Museu do Forte. Os alimentos arrecadados serão doados aos moradores dos sete territórios atendidos pelo Programa TerPaz da Secretaria de Estratégia de Articulação da Cidadania (SEAC).