Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult realiza Preamar da Sustentabilidade durante os finais de semana de junho

A programação será realizada até o dia 27 de junho em diferentes pontos de Belém.

Por Iego Rocha (SECULT)
11/06/2021 15h23

A partir deste final de semana, a Secult, em parceria com a Semas, o  Ideflor-Bio, Emater, Defensoria Pública do Estado e Equatorial Energia abre as portas de seus equipamentos culturais para celebrar o mês da consciência ambiental, com o Preamar da Sustentabilidade. A programação será realizada nos dias 12 e 13, no Porto Futuro, dias 19 e 20, na Estação Cultural de Icoaraci, e 26 e 27 de junho, no Parque da Residência. 

“O patrimônio ambiental também integra a dimensão cultural e simbólica de qualquer sociedade. Essa ação envolvendo várias instituições parceiras nos permite estender a estratégia de conscientização ambiental, ao longo desse mês de junho, quando celebramos o Dia do Meio Ambiente. É um combo de atividades bem bacana que reúne a valorização da agricultura familiar com geração de renda e a adesão da comunidade à gestão dos resíduos sólidos, além de promover um convite aos visitantes dos espaços da Secult a abraçarmos, juntos, as áreas verdes de Belém”, pontuou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Durante os três finais de semana, haverá distribuição de 400 de mudas, sendo 250 de açaí e 150 de ipê, mogno e cacau, doadas pelo Ideflor-Bio. A ação ocorrerá sempre a partir das 9h. “Dando prosseguimento às atividades vivenciadas no mês da reflexão do meio ambiente, bem como na execução de ações de valorização e fomento à cultura e no estímulo de continuidade da produção cultural no Pará, essa parceria visa estimular os participantes do Preamar a adotarem a atitude de compromisso com o meio ambiente por meio do plantio de espécies frutíferas e nativas, como uma das ações mais importantes e conhecidas por todos para ajudar na restauração dos ecossistemas e reverter os impactos ambientais”, destaca Karla Bengtson, presidente do Ideflor-Bio. 

O Preamar da Sustentabilidade também contará com feiras do projeto Vitrine Artesanal, promovidas pela Emater. A ação vai reunir 25 produtores familiares da Região Metropolitana de Belém e do nordeste do Pará, que estarão comercializando artesanato, hortifrutigranjeiros, mel e plantas ornamentais.  

“Essa ação é muito importante por conta dos espaços que a Secult está nos oferecendo, como o Porto Futuro, que é um local de extrema mobilidade de pessoas. Então, a gente acredita que possa haver um grande fluxo de pessoas e um bom retorno financeiro para os nossos agricultores e expositores. Nossos agricultores estão extremamente felizes por fazer essa exposição da feira”, destaca Ana Lima, coordenadora Emater no escritório de Marituba. 

Outro parceiro importante da iniciativa é a Defensoria Pública do Estado, que participa com campanhas de educação em direitos. Neste final de Semana, no Porto Futuro, o órgão, por meio de seu Núcleo da Criança e do Adolescente, divulga o projeto Eco, que visa garantir o direito infanto-juvenil. No próximo final de semana, na Estação Cultural de Icoaraci, haverá a Campanha de Combate ao Racismo, da Associação dos Defensores Públicos do Pará. E para encerrar, no Parque da Residência, o Preamar conta com as ações do Núcleo de Gênero do órgão, que vai abordar o combate à violência doméstica. 

Nesse período, os espaços da Secult recebem ainda um posto do E+ Reciclagem, um programa de eficiência energética da Equatorial Pará, que realiza a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia. A iniciativa existe desde 2015 e, por meio dela, mais de 19 mil clientes já receberam quase meio milhão de reais de bonificação em forma de descontos nas contas de energia elétrica. Para efetuar a troca, a Equatorial orienta o cadastro prévio no site e, para quem não conseguir, basta apresentar os documentos pessoais como RG e CPF. O posto do E+ Reciclagem funcionará aos sábados e domingos de junho, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Texto: Josie Soeiro (Ascom/Secult)