Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gestores e técnicos da rede do Sistema Único da Assistência Social participam de capacitação

Incentivo à qualificação de trabalhadores da assistência visa aprimorar atendimento à população.

Por Camila Santos (SEASTER)
10/06/2021 14h50

Trabalhadoras e trabalhadores que atuam em secretarias municipais de Assistência Social, no Pará, estão participando do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social, o CapacitaSUAS. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) com execução da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA). 

O CapacitaSuas tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial, além de adequar as ações de políticas públicas da assistência social à necessidade da população. O programa é ofertado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e prioriza a necessidade de formação adequada aos gestores e profissionais da área, aprimorando a gestão do sistema nos estados, municípios e Distrito Federal.

O curso será realizado na nova plataforma de Ensino a Distância da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), que executa o programa formativo, e ficará disponível até o dia 06 de julho.

Francimara de Lima Soares é assistente social e atua no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no município de Terra Alta. Ela conta que devido à pandemia, propor cursos de qualificação no formato EAD tem sido importante para que os técnicos não percam as atividades e, mesmo a distância, consigam aprimorar o desempenho dos serviços prestados. "Devido o atual cenário, acho super importante os cursos nesse formato, para que não fiquemos sem qualquer tipo de capacitação. Faço parte de uma nova gestão e enfrentamos muitas dificuldades devido à forma que a antiga gestão deixou o município, por isso, estamos fazendo o possível para alcançarmos as famílias e atingirmos os objetivos dos programas socioassistenciais", conta.

Novo formato

Nesta quinta-feira (10), será realizada a abertura simbólica do curso, através de uma Mesa Redonda com o tema “A importância das capacitações para o controle social e vigilância socioassistencial no ano de conferências da assistência social”. O secretário adjunto de assistência social da Seaster, Valdo Divino, destaca o papel que os trabalhadores da assistência possuem no atendimento à população e a importância da qualificação permanente.

"Esse programa só é possível por ser construído coletivamente dos três entes federativos, União, Estado e Município. Não preciso nem dizer da  importância dos profissionais nas várias áreas de atuação no Sistema Único de Assistência, e por isso o incentivo à qualificação e ao exercício contínuo das práticas; lembrando sempre que quanto mais qualificados estivermos, melhor será o atendimento à população do nosso estado, em especial os mais vulneráveis", comenta o secretário. 

Um total de 770 pessoas se inscreveram para participar da capacitação, que este ano disponibiliza dois cursos: "Atualização em vigilância socioassistencial do SUAS", para gestores e técnicos de nível superior das secretarias estadual e municipais de Assistência Social, e "Introdução ao exercício do controle social do SUAS", voltado para conselheiros municipais e estaduais de Assistência Social e trabalhadores do SUAS, que exerçam a função de apoio ao exercício do controle social.

Reynan Abreu, coordenador pedagógico do CapacitaSUAS estadual pela EGPA, explica que as aulas foram planejadas buscando dar flexibilidade aos alunos, mas garantindo o acompanhamento ao vivo de algumas programações. “O formato metodológico é híbrido, com aulas e eventos ao vivo, aulas gravadas e diversas ferramentas tecnológicas, a construção pedagógica do curso foi desenvolvida para atender da melhor forma o estado do Pará e suas particularidades, chegando da melhor forma em todos os municípios”, disse.

*Com colaboração de Isabela Quirino (Ascom / EGPA).