Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALEVINAGEM

Estação de alevinagem da Sedap, em Terra Alta, repassa 70 mil alevinos para mais de 40 piscicultores

A Uagro também firmou uma parceria com a Ufra para a reprodução de pirarucu, visando fomentar a economia local

Por Governo do Pará (SECOM)
10/06/2021 13h08

Piscicultores dos municípios de Castanhal, Terra Alta, Vigia, Curuçá, Benevides, Santa Bárbara e Marituba, foram beneficiados nesta quinta-feira (10), com o repasse de 70 mil alevinos de tambaqui, oriundos da Estação de Reprodução de Alevinagem Orion Nina Ribeiro, localizada na Unidade Agropecuária (Uagro) de Terra Alta, município do nordeste do Pará. Mais de 40 produtores foram atendidos com a ação.

A Uagro é administrada pela regional da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), localizada no município de Castanhal. O coordenador da unidade, João Pinheiro Júnior, informou que a estação de reprodução está em pleno funcionamento nas atividades de distribuição e fomento.

Além da entrega dos alevinos, como explicou o coordenador, a unidade recebeu matrizes de pirarucu com aproximadamente sete quilos cada, fruto da parceria com a Fazenda Escola de Castanhal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).“Elas serão utilizadas para a produção e doações futuras, estimulando
cada vez mais a economia do nosso estado. O governo do Pará se faz presente, incentivando os pequenos produtores rurais, para garantir o aumento da produção e o alimento na mesa”, enfatizou o coordenador regional.

Além da direção da regional de Castanhal e dos produtores locais, a programação de entrega dos alevinos, contou com a participação do diretor da Uagro, o técnico de pesca, Márcio Macedo, que organizou a distribuição junto aos produtores.

O secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Alfredo Verdelho, fará uma visita técnica, nesta sexta-feira (11), na Uagro de Terra Alta, para conferir o andamento das ações que são realizadas na unidade. Desde o início do governo Helder Barbalho, a Uagro vem passando por várias melhorias que resultam no atendimento de um número cada vez maior de piscicultores beneficiados com o repasse de alevinos. Somente no ano em curso, a estação já distribuiu aproximadamente 250 mil alevinos. Entre as suas atividades, a Uagro também faz a distribuição de mudas de espécies como açaí, oriundas dos viveiros que funcionam nas instalações da unidade.

Texto: Rose Barbosa (Ascom/Sedap)