Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Emater orienta agricultores sobre crédito rural e regularização em dois municípios do Nordeste

As ações reuniram produtores de Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte e instituições que atuam no desenvolvimento rural

Por Governo do Pará (SECOM)
09/06/2021 18h27

Os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte, municípios vinculados ao Escritório Regional da empresa em São Miguel do Guamá, realizaram nesta semana duas importantes reuniões com agricultores e produtores rurais dos municípios, além de representantes de outras instituições que atuam no desenvolvimento do setor rural no Nordeste do Pará.

Em Nova Esperança do Piriá, cerca de 50 agricultores do município, além de representantes de sindicatos de produtores e de trabalhadores rurais, da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Câmara de Vereadores, Banco do Brasil e secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, participaram de reunião sobre o acesso a crédito rural para áreas já consolidadas no município. Também foram discutidos novos segmentos para investimento desses recursos, explicou o chefe do Escritório local da Emater, Leandro Guilherme Amorim da Silva.A reunião em Nova Esperança do Piriá mobilizou quase 50 agricultores do município

“Noventa por cento das atividades da Emater aqui é ligada ao crédito rural, e a nossa meta para este ano é liberar cerca de R$ 1.300,00 em crédito para aquisição de animais e construção de cercas e cochos, além de custeio de pimenta-do-reino e mandioca, que são  nosso forte, junto com a pecuária de corte. Mas queremos fomentar novas opções de crédito para o cacau, laranja e piscicultura, e introduzir novas culturas”, informou Leandro Amorim.

Parceria - As ações do Escritório da Emater em Nova Esperança do Piriá vêm sendo desenvolvidas em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultoras e Agricultores Familiares do município, disse Eronaldo Paiva dos Santos, representante do Sindicato.

“Além desse trabalho voltado à organização da documentação dos agricultores para o acesso ao crédito rural, que é essencial para alavancar a produção, nossa parceria já possibilitou outras conquistas para o setor rural, como a organização de uma cooperativa de produtores e agricultores rurais, criada há dois anos, e que já trabalha as compras institucionais, como o Programa Nacional da Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos”, ressaltou o sindicalista.

Outra ação da Emater na região Nordeste está relacionada a uma demanda da Prefeitura de Garrafão do Norte, que visa à emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) e ao acompanhamento técnico em uma área de aproximadamente 2.300 hectares, onde vivem quase 80 famílias, a maioria de agricultores familiares.Em Garrafão do Norte, técnicos da Emater e produtores discutiram parcerias com a prefeitura

Ações definidas - Na terça-feira (08) houve a primeira reunião, destinada a mobilizar os agricultores e explicar sobre o trabalho de acompanhamento técnico que o Escritório local da Emater em Garrafão do Norte pretende fazer em parceria com a prefeitura municipal, explicou o chefe local da Emater, Eronaldo de Aguiar Melo.

“Reunimos com 24 agricultores, além de técnicos da Emater e da Secretaria de Agricultura do município, para informar que o agricultor tem o direito de escolher se quer ou não participar desse projeto. Iremos trabalhar a cultura da mandioca, que é o carro-chefe, e outras culturas, como a laranja. Foi tratada a questão de DAP, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e políticas públicas, como PAA e PNAE”, disse o gestor local.

Foi definido na reunião que a primeira ação será o cadastramento das Unidades Familiares de Produção Agrária, da Universidade Federal do Pará (UFPA), seguida pela elaboração das DAPs dos produtores já enquadrados e a realização do CAR dos agricultores ainda sem cadastro.

O Escritório da Emater em Garrafão do Norte também orienta os agricultores e membros de Associações nas compras dentro de programas governamentais - Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); nos incentivo à ampliação de fruticultura e culturas industriais no município, incluindo citros, maracujá, pimenta-do-reino, açaí e dendê, e manejo da bovinocultura, entre outras ações.

Objetivos - O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País.

Já a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o documento que dá acesso a quase 15 diferentes políticas públicas, como Pronaf, programa de habitação rural, certificações de produtos, comercialização de alimentos para a merenda escolar e hospitais. (Texto: Etiene Andrade - Ascom/Emater).