Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Plataforma SeloVerde garante transparência no controle da cadeia da pecuária

A importância da plataforma foi destaque na programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Semas

Por Bruna Brabo (SEMAS)
08/06/2021 19h48

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, na tarde desta terça-feira (8), a live SeloVerde, que integra a programação alusiva à Semana Mundial do Meio Ambiente. O objetivo foi apresentar a plataforma como ferramenta importante para o cruzamento de dados de diversos sistemas de controle e gerenciamento existentes no Brasil, para informar, sobretudo, se a produção agropecuária está de acordo com a base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), se adequando às diretrizes ambientais.

“A demanda por rastreabilidade da cadeia da pecuária surgiu desde o primeiro momento de nossa administração, e o objetivo é evitar a comercialização da carne advinda de áreas de desmatamento. Temos muita convicção da necessidade de ter um mecanismo de certificação de procedência dentro do poder público. Foi a partir daí que surgiu esta parceria, em que a Semas, juntamente ao Centro de Inteligência Territorial e à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possibilitou esta ferramenta, que reputamos importantíssima, que é o Selo Verde”, disse Mauro O’de Almeida, titular da Semas.

A plataforma SeloVerde opera a partir de dois pilares fundamentais: o diagnóstico ambiental de cada propriedade rural cadastrada nos bancos de dados públicos e a rastreabilidade agropecuária, com o mapeamento de todos os fornecedores e pecuaristas. “A partir dessas análises, podemos avaliar a conformidade ambiental da produção de todos os imóveis rurais. Com isso, a ferramenta vem auxiliar na tomada de decisão com informações claras e transparentes disponíveis na plataforma. Essa parceria fomenta a importância do desenvolvimento sustentável”, ressaltou Felipe Nunes, diretor-presidente do Centro de Inteligência Territorial.

Rastreamento - A Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) tem um relacionamento muito estreito com o setor produtivo do Estado, e por meio de visitas às unidades no campo é possível identificar e evitar que pragas entrem no território paraense e causem estragos à produção. “O nosso objetivo também é desenvolver essa produção de maneira sustentável, por isso o desenvolvimento dessa plataforma se faz necessário, pois mostra o rastreio e assegura a não comercialização de produtos advindos de áreas desmatadas”, reforçou Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará.

“Quanto mais nós avançarmos nas ações do Programa Regulariza Pará, que tem como objetivo promover a regularização nas dimensões fundiárias e ambientais de imóveis e atividades rurais, sendo um dos maiores objetivos do (Plano) Amazônia Agora, cujas premissas se baseiam no reconhecimento da importância que reduzir os índices de desmatamento e de perda da biodiversidade, estaremos qualificando as informações para a plataforma SeloVerde. Essa parceria é muito importante”, acrescentou Rodolpho Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.

O encontro foi mediado pela assessora de gabinete da Semas, Andréa Coelho.