Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Governo vai requalificar rua Ananin, em Ananindeua

Drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, calçada com piso tátil, ciclofaixa e urbanização estão entre os serviços executados na via.

Por Michelle Daniel (NGTM)
08/06/2021 14h10

Ao longo dos próximos meses, o Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), vai iniciar a obra de requalificação da rua Ananin, em Ananindeua. A notícia trouxe esperança para a população que aguarda por melhorias na área.

“É uma obra muito esperada. Vai melhorar a qualidade de vida de todo mundo que mora aqui e na redondeza. Até porque o fluxo de carro e caminhão é grande e estamos sofrendo há bastante tempo”, diz Jhonny Gonçalves, de 28 anos, mototaxista e morador na rua Ananin há 7 anos. 

São dois quilômetros de via que receberão serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, calçada com piso tátil, ciclofaixa e urbanização. A nova rua Ananin vai interligar o Conjunto Guajará à rodovia BR-316 e, através do viaduto que está sendo construído na altura do KM 7, os ônibus e demais veículos também poderão acessar o futuro Terminal de Integração de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

De acordo com o diretor geral do NGTM, engenheiro Eduardo Ribeiro, a rua Ananin foi aberta pelo governador Helder Barbalho nos anos de 2010, época que ele foi prefeito do município de Ananindeua. Com a requalificação de toda a estrutura promovendo melhorias na mobilidade urbana local, a via se tornará alternativa de transporte importante para a população da região. 

“A Ananin vai proporcionar a integração do transporte coletivo local de Ananindeua com o BRT Metropolitano através do viaduto. Com isso os ônibus da Cidade Nova que deveriam transitar na BR para chegar ao Terminal, vão seguir pela Ananin gerando uma melhor condição de mobilidade e rapidez para essa integração”, detalha Ribeiro. A via também será uma alternativa à avenida Mário Covas. “A obra complementa e melhora a eficiência do sistema do BRT”, acrescenta.

No último dia 1º de junho, foi publicada em Diário Oficial do Estado (DOE) a concorrência pública para contratar a empresa de engenharia especializada na execução de obras rodoviárias, urbanísticas e civis para a implantação do projeto de requalificação da rua Ananin, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Com recursos do Estado, a obra será executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). O edital e anexos estão disponíveis no site do NGTM (www.ngtm.pa.gov.br). O projeto de requalificação da Rua Ananin está orçado em torno de R$ 16 milhões, com recursos próprios do Estado e tem previsão de ser concluída em 15 meses a partir da ordem de serviço.

“Quando a rua estiver toda asfaltada, vai ser possível ‘cortar’ por dentro até o conjunto Guajará. No caso, para mim que moro pra lá, vai ser bem melhor, não vou mais precisar dar a volta lá pela Mário Covas. Espero que melhore logo. Vai ser bom pra todo mundo, principalmente para quem mora aqui”, diz Tatiana Farias, autônoma.