Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA

Portel, no Marajó, recebe a Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh

Iniciativa aconteceu na Escola Paulo Afonso de Azevedo Mesquita, cedida pela prefeitura municipal, e realizou cerca de 500 atendimentos

Por Gerlando Klinger (SEJU)
07/06/2021 17h04

A ação da Sejudh também ofereceu emissão de carteira de identidadeO Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, iniciou nesta segunda-feira (7) uma grande ação de cidadania e direitos humanos em sete municípios que integram a ilha do Marajó. Portel está sendo a primeira parada da ação que conta com servidores da Sejudh, da Polícia Civil e da Defensoria Pública. 

A Escola Municipal Paulo Afonso de Azevedo Mesquita foi o espaço reservado pela Prefeitura Municipal para receber a ação. Ao todo, foram realizados, somente neste primeiro dia, cerca de 500 atendimentos garantindo à população local acesso a serviços essenciais ao exercício da cidadania, como a emissão de carteiras de identidade, atendimento jurídico extrajudicial, ofícios para segundas-vias de certidão de nascimento e exames de saúde. 

Amarildo Ferreira, morador da zona rural, garantiu seu RGAmarildo Ferreira, morador da zona rural de Portel, chegou cedo à Escola Municipal para garantir uma cédula de identidade para ele e o filho. “Aproveitamos a oportunidade para garantir a nossa documentação que é muito importante até para garantir os benefícios que são oferecidos para nós”, disse. 

Maurício de Oliveira Correa, de cinco anos, portador do Transtorno do Espectro do Autismo, foi atendido pela equipe de Promoção de Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos, da Sejudh, na própria casa. O pai da criança, Wagner Coelho Correa, afirmou que “receber uma equipe do Governo do Estado dentro de casa para garantir o documento de identidade é muito importante para o meu filho”, disse.A ação de cidadania e direitos humanos beneficia moradores de sete municípios do Marajó

O coordenador de Cidadania, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Batista, ressaltou que o retorno das ações de cidadania demonstram a preocupação do Estado em levar a documentação básica. “O Governo, por meio da Sejudh, se mostra atento às demandas da população de Portel, um município tão importante para o Marajó”, avaliou.

Serviços de Saúde

Enquanto aguardavam a emissão das carteiras de identidade, a Prefeitura Municipal de Portel ofereceu à população testes rápidos de Covid-19, Hepatites B e C, HIV, vacinação contra o novo coronavírus e da gripe. A professora Maria Santana também tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Maria Santana aproveitou a oportunidade de emitir uma nova via do RG e tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Professora de uma de uma comunidade rural de Portel, ela observou que “que é muito importante quando o poder público se movimenta e coloca em um mesmo lugar vários serviços”, esclareceu.