Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Operação Corpus Christi do Detran intensifica trabalhos em Salinópolis

Por Governo do Pará (SECOM)
04/06/2021 16h09

O município de Salinópolis, na região do Rio Caeté, é um dos destinos mais procurados em todo o Estado e o fluxo de pessoas se intensifica durante as férias e feriados. Pensando nisso, o  Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensificou os trabalhos da Operação Corpus Christi na localidade, com trabalhos de educação e fiscalização que seguem até o próximo domingo (6).

Os 20 agentes de fiscalização e 11 de educação se revezam em turnos de trabalho para garantir a segurança viária da população nos pontos mais procurados, como a orla do Maçarico, a praia do Atalaia, a PA-444, rodovia de acesso a praia e a PA-124, logo na entrada da cidade, onde está localizado o posto de fiscalização do órgão na cidade, em um trabalho realizado sempre em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Combater a ultrapassagem irregular e a combinação perigosa entre bebida e direção tem sido foco das equipes de fiscalização, que, até o momento, já registrou 30 autuações. Além disso, 2 crimes de trânsito foram registrados por direção sob influência de álcool. “Salinas tem uma praia maravilhosa e a nossa intenção é garantir a preservação da vida de todos os que vêm visitar a localidade e a população local” afirma o agente de trânsito Fabrício Gomes, responsável pelas equipes durante a operação.

Até esta sexta-feira, os agentes de fiscalização contabilizaram 50 veículos em situação irregular, com licenciamento atrasado. O posto de fiscalização do Detran conta com uma estrutura para que o condutor possa realizar a quitação do seu débito junto ao órgão imediatamente, disponibilizando inclusive wi-fi para o pagamento via internet banking, evitando assim a aplicação de multa e facilitando a regularização do usuário.

EDUCAÇÃO

Pedestres e ciclistas, além dos demais condutores, são o foco do trabalho educativo realizado pelo Detran, que realiza um trabalho preventivo de instrução, distribuição de material e alerta à população sobre boas práticas no trânsito, independente da atuação do indivíduo.

Na via de acesso a praia do Atalaia, os agentes abordaram condutores e alertaram sobre os perigos da combinação entre bebida e direção. Motociclistas têm uma atenção especial nesta operação, com materiais pensados especialmente para o alerta a uma direção segura, como o uso de capacete e o transporte adequado de passageiros. Já na orla do Maçarico, os ciclistas  e pedestres recebem orientação nas faixas de pedestre, realçando a atenção que este público deve ter nas vias.

João Veiga, coordenador de Integração Educacional do Detran é quem coordena a equipe no município e conta que alguns comportamentos seguros precisam ser sempre lembrados à população. “ Observamos sempre uma recorrência de infrações, como o não uso do cinto de segurança e o transporte irregular de crianças de em veículos e motocicletas, é preciso reforçar que estes comportamentos estão errados e podem custar a vida de uma pessoa muito querida”.

Na quinta-feira (3), a equipe esteve presente em Capanema, onde há uma grande tradição da procissão de Corpus Christi. Ainda que menor por conta dos cuidados durante a pandemia, o evento reuniu muitas pessoas e os agentes do Detran estiveram por lá orientando as pessoas com relação ao trânsito e também aos cuidados com relação a Covid-19.

“Confesso que sou um pouco pecador no que se refere à proteção, nem sempre eu uso, e tenho consciência da minha imprudência, e uma ação inusitada como esta é importante para nos lembrar do uso dos equipamentos, o trabalho de conscientização sempre vale a pena e é importante” conta o militar Antônio Edivaldo, que é motociclista e reside no município.

Texto: Leandro Oliveira (Ascom/Detran)