Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran apreende motocicletas com escapamento adulterado em Outeiro

A ação contou com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
04/06/2021 11h44

Sete motocicletas foram removidas ao parque de retenção do Detran, e condutores foram autuados por infrações como não portar a CNH O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou uma operação de fiscalização, na noite desta quinta-feira (3), no distrito de Outeiro, em Belém, para coibir o uso irregular de motocicletas com escapamento adulterado e sem silenciador. O órgão tem recebido um grande número de reclamações de moradores sobre o incômodo barulho causado por estes veículos. A ação foi integrada entre o Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém.

Segundo o artigo 230, parágrafo XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23, e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização. Cabe lembrar que essas alterações realizadas nas características originais da motocicleta também prejudicam a saúde e o meio ambiente. Como o silenciador do escapamento consiste em um item projetado para diminuir os ruídos do motor, uma vez adulterado, pode trazer consequências negativas, como um aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada.

Ao final da operação, sete motocicletas foram removidas ao parque de retenção do Detran, um condutor foi autuado por dirigir sob a influência de álcool, um foi flagrado sem a Carteira Nacional de Habilitação e outro se recusou a realizar o teste do etilômetro. A operação segue durante o final de semana em cumprimento da programação do feriado de Corpus Christi.  

De acordo com o coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, "o escapamento adulterado, além de deixar o veículo em desacordo com o previsto por lei, causa incômodo a várias pessoas com o som emitido e a ação é para tirar esses veículos das ruas e conscientizar os condutores sobre essa infração, para que eles possa, assim, regularizar o seu veículo".