Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran inicia Operação Corpus Christi com 250 agentes nesta quarta-feira (2)

Na entrada e saída de Belém, pela BR-316, haverá 50 agentes distribuídos em turnos de serviços 24 horas para garantir a fluidez no trânsito

Por Governo do Pará (SECOM)
01/06/2021 17h06

A Operação Corpus Christi mobiliza 250 agentes de fiscalização de trânsito em 22 municípios de todas as regiões do EstadoO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia, nesta quarta-feira (2), a Operação Corpus Christi deste ano, que visa a garantir a segurança viária das pessoas que se deslocarem aos balneários e municípios do interior durante esse feriado prolongado. 

No total, 250 agentes de fiscalização de trânsito atuarão em 22 municípios em todas as regiões do Estado, com ações preventivas, educativas e repressivas. Na entrada e saída da capital, a rodovia BR-316, 50 agentes distribuídos em turnos de serviço atuarão 24 horas para garantir a fluidez no trânsito. Agentes também estarão distribuídos nas balanças de Marituba e Tailândia diuturnamente.

As equipes também atuarão no controle de tráfego intermunicipal e no apoio na fiscalização de locais como praias, igarapés, balneários, clubes e similares que se encontrarem em desacordo com o decreto estadual 800/2020, que visa o restabelecimento econômico gradativo e seguro, no âmbito do Estado do Pará, definido segundo a capacidade de resposta do Sistema de Saúde e os níveis de transmissão da Covid-19, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para reabertura e funcionamento gradual de segmentos de atividades econômicas e sociais.

Equipes estarão com ações educativas nos balneários mais procurados no Estado, a exemplo de Mosqueiro e SalinópolisOs municípios de abrangência da operação são Belém, Ananindeua, Marituba, Tailândia, Salinópolis, Santa Bárbara e o distrito de Mosqueiro, Breves, Tucuruí, Abaetetuba, São Félix do Xingu, Barcarena, Bragança, Tailândia, Castanhal, Paragominas, Santarém, Itaituba, Marabá, Redenção, São João do Araguaia, Mojuí dos Campos, Igarapé-Miri, Rurópolis, Goianésia e Palestina do Pará

EDUCAÇÃO

Equipes da Coordenadoria de Educação do órgão atuarão com ações educativas nos balneários mais procurados no Estado, como Mosqueiro e Salinópolis. Os agentes farão também a distribuição de materiais e orientarão condutores, pedestres e ciclistas sobre comportamento seguro no trânsito.

Na quinta-feira (3), dia do feriado de Corpus Christi, uma equipe se desloca para Capanema, nordeste do Estado, que costuma atrair grande movimento de turistas por causa dos tradicionais tapetes de serragens coloridos, feitos nas ruas por moradores. No município, as abordagens também contarão com orientações e alertas sobre a Covid-19.

*Texto por Leandro Oliveira (Ascom / DETRAN).