Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E CIDADANIA

Seel visita obras da UsiPaz da Cabanagem, em Belém, e planeja as ações esportivas

Concebida pelo Programa TerPaz, a Usina terá complexo esportivo, salas de audiovisual, e serviços, como atendimento médico, entre outros

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
01/06/2021 13h35

Equipes da Seac e Seel veem ver de perto os espaços que terão na UsiPaz da Cabanagem para as práticas esportivas

Na manhã desta terça-feira (1º), representantes da diretoria das Usinas da Paz da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) visitaram as obras da UsiPaz da Cabanagem, em Belém, para verificar os espaços onde serão implementadas as atividades esportivas. 

“Visitando as obras, as secretarias podem ter uma real dimensão do que são as UsiPaz e assim conseguem estabelecer as bases para realizar os trabalhos. E essa visita de hoje foi muito importante, já que a Seel é responsável por quase 50% das atividades que serão realizadas nas Usinas, voltadas para a área de Esporte e Lazer", ressaltou o diretor da Usina da Paz, o coronel Marcos Lopes.

O diretor da UsiPaz explicou que a equipe da Seel deve coordenar ações em áreas da UsiPaz, como na piscina, quadra poliesportiva, no dojô (local onde se treinam artes marciais), sala de dança, na quadra de areia. "Então, a vinda do secretário adjunto, com toda a sua diretoria, faz com que eles já consigam planejar as suas atividades da melhor maneira possível, uma vez que faltam poucos meses para a inauguração da Usina da Cabanagem’’, ressaltou o coronel Marcos Lopes.

De acordo com o secretário-adjunto da Seel, Vitor Borges, as atividades serão realizadas em três turnos, manhã, tarde e noite. “Essa visita foi muito importante porque pudemos verificar os andamentos das obras, o espaço como um todo e principalmente os espaços das áreas esportivas, onde a Seel vai entrar com os programas, com as atividades, para desenvolver e dando oportunidade para os moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz”, disse.

Servidores conheceram a área da piscina e o andamento das obras, interessados em se antecipar com as ações para os moradoresAinda de acordo com o secretário-adjunto, serão ofertadas diversas atividades nas Usinas. “Nós iremos desenvolver várias modalidades esportivas como futsal, basquete, lutas, vôlei de areia, piscina com hidroginástica e natação, dando assim oportunidade para que essas crianças, os jovens e os idosos possam realizar atividades físicas, melhorando também a sua qualidade de vida’’, ressaltou ele.  

Espaços - A Usina da Paz é um projeto elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado. As obras são executadas em parceria com as empresas Vale e Hydro, que estão arcando integralmente com os custos. O governo não receberá nenhum recurso econômico. As Usinas serão entregues prontas e equipadas para a gestão pública.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

As UsiPaz terão complexos esportivos, e vão ofertar consultoria jurídica, emissão de documentos, atividades profissionalizantes etc