Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO

Webinar discute Gestão em Políticas Públicas de Esporte e Lazer em Belém

A iniciativa tem como objetivo apresentar proposições para a melhoria das atividades desportivas na capital paraense

Por Governo do Pará (SECOM)
27/05/2021 19h31

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), participa até esta sexta-feira (28) do 1º webinário sobre Gestão em Políticas Públicas de Esporte e Lazer, voltado para a capital paraense. Desde o dia 25, pesquisadores e representantes de entidades esportivas debatem sobre a temática e apresentam proposições que visam a melhoria das atividades desportivas, em Belém.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o evento conta com o apoio dos órgãos governamentais que trabalham a prática esportiva em diversos segmentos. O objetivo desses webinários é promover o diálogo, a troca de experiências e a discussão de propostas que fomentem políticas públicas inclusivas de esporte e lazer, na capital paraense.

A Seduc e a Secretaria Municipal de Educação (Semec), possuem a competência do esporte educacional, enquanto a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Sejel, têm como atribuição o gerenciamento do esporte de rendimento. No entanto, as quatro instituições governamentais ficam responsáveis por trabalhar o lazer como direito social.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou a importância das parceiras que a Seduc tem, por meio do NEL, com a Seel e com os demais entes que estão debatendo proposições no sentido de levar esporte e lazer para as comunidades estudantis de Belém.

“A Seduc trabalha para ir mais além e nós estaremos presente nas Usinas da Paz (UsiPaz); nossa participação será ampliada dentro dos Territórios Pela Paz (TerPaz) através das nossas escolas, vamos fortalecer a parceria com a Fundação ParáPaz, dentro de vários projetos para abrir as nossas unidades de ensino para estas comunidades aos finais de semana. Portanto, a Seduc está aqui de portas abertas e espera que este debate seja bastante propositivo em soluções, para que possamos ampliar, cada vez mais, o trabalho do esporte e lazer na nossa capital”, frisou Elieth.

“Quero agradecer a todos os coordenadores, professores e técnicos que atuam no NEL, e que fazem um trabalho tão importante que evidencia o esporte em suas mais diversas modalidades, mais inclusivo e ampliado também dentro das nossas escolas, ofertando oportunidades em parcerias com a Seel, com a Fundação ParáPaz, dentro das comunidades e dos projetos atendidos pelo Governo do Estado. Este, sem sombra de dúvidas, é um Governo que se preocupa com o esporte e que vê nessa atividade um grande esteio de inclusão social”, complementou a titular da Seduc.

A coordenadora de Projetos Educacionais do Nel, Ana Cláudia Neves, destacou que esta é a primeira vez em que os quatro órgãos participantes do evento debatem sobre políticas públicas para o esporte, em sua ampla dimensão. O processo de construção, alinhamento e proposição para o desenvolvimento dessa garantia de direito, foi um dos pontos evidenciados pela gestora.

“Apesar de sermos uma instituição de esfera estadual, que compreende os 144 municípios paraenses, mas não podemos esquecer que estamos situados na Região Metropolitana de Belém, neste imenso território, que possui inúmeras possibilidades para o desenvolvimento do esporte e lazer. Essas possibilidades precisam ser planejadas, implantadas e executadas de forma articulada pelas entidades envolvidas”, pontuou Ana Cláudia.

A dirigente ainda ressaltou que, atualmente, já há um Sistema Estadual de Esporte e Lazer, de maneira implícita e que precisa ser efetivado. “Essa discussão sobre o esporte e o lazer em suas várias vertentes, como o esporte educacional, de rendimento social, de participação popular e o lazer enquanto direito social, é imprescindível para que no futuro essas atividades tenham uma dimensão mais ampliada, se desenvolvam e cresçam. Partindo da premissa que tudo isso é direito de todo cidadão deste município, é de suma importância a participação da Seduc enquanto órgão gestor, durante estes debates”, finalizou Ana Cláudia Neves.     


SERVIÇO

O evento ocorre entre os dias 25 e 28 de maio, das 9 às 12 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube “Webinário de Esporte e Lazer em Belém”.


Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)