Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MORADIA

Cohab garante melhoria em 100 casas de São Miguel do Guamá

Por Ronan Frias (DETRAN)
24/05/2021 19h12

A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) beneficiou 100 famílias da cidade de São Miguel do Guamá com o programa habitacional "Sua Casa". Os benefícios para construção, reconstrução e ampliação de casas foram entregues nesta segunda-feira, 24, no município do nordeste paraense. 

Somente nesta ação, o Governo do Estado, por meio da Cohab, investiu cerca de R$ 900 mil, recurso que vai possibilitar uma mudança de vida para melhor. "Com essa ajuda nós estamos garantindo não só o material de construção, mas também o pagamento do pedreiro durante a obra. Isso é importante porque, no passado, famílias deixavam de construir por não ter como pagar o pedreiro. O governador Helder teve essa sensibilidade e decidiu mudar isso", pontuou Orlando Reis, presidente Cohab.

Ana de SousaAna Antônia Soares de Sousa foi uma das beneficiadas pelo programa. A manicure conta que sentiu uma enorme gratidão pela ajuda que recebeu. "É um sonho realizado, meu coração tá batendo a mil! Para honra e glória do Senhor eu só posso agradecer por Deus, o governador e o prefeito terem dado essa conquista", contou emocionada. 

Mais do que melhorar os índices relacionados à habitação paraense, para o prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X, a ação de hoje também vai garantir renda e aquecer as vendas locais. "Além da ajuda para a construção de casas, a economia também deve melhorar. A entrega do 'Sua Casa' vai gerar mais de 300 empregos diretos em São Miguel do Guamá. É uma oportunidade de melhorar o emprego aqui na nossa cidade", afirmou o prefeito Eduardo Pio X.

Durante o evento de entrega, a deputada federal Elcione Barbalho ressaltou a responsabilidade com  recurso. "Esse dinheiro vem dos impostos de vocês. Por isso, eu digo para ficarem de olho na hora de construir. Usem corretamente e na hora de pagar não aceitem pagar mais caro pelo material. Se superfaturarem, denunciem", defendeu Elcione. 

Participaram da agenda o deputado estadual Igor Normando, o prefeito da cidade e vereadores do município.

De acordo com a Cohab, de janeiro de 2019 a 30 de abril, mais de 13 mil famílias, em todo o estado, foram contempladas por programas habitacionais como o Sua Casa. Para isso, o investimento empregado pela companhia habitacional paraense foi superior a R$ 103 milhões. 

O 'Sua Casa' foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos no Programa. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Quem teve a casa destelhada e busca ser incluído no programa 'Sua Casa' pode pode ligar para: (91) 3214-8533 ou se preferir, também pode enviar uma mensagem pelo whatsapp para (91) 3214-8511.