Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fórum de Aleitamento Materno tem a presença da primeira-dama do Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
21/05/2021 19h00

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, participou na manhã desta sexta (21), na Prodepa, do encerramento do Fórum Regional de Doação de Leite Humano e compartilhou experiências sobre amamentação, ressaltando a importância da doação.

O Fórum Regional de Doação de Leite Humano foi promovido pela Santa Casa do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/05) no Centro de Treinamento e Capacitação da Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e teve como temática as Lições aprendidas durante a pandemia. O evento foi online e transmitido ao vivo nos dois dias, pelo canal Prodepa no Youtube e discutiu ações para ampliação da rede de leite humano e os desafios enfrentados pelo Banco de Leite neste período de pandemia da Covid-19, em que o estoque reduziu bastante.

Daniela Barbalho, que foi doadora do banco de Leite da Santa Casa, participou do Fórum compartilhando experiências sobre amamentação e ressaltando a importância da doação de leite materno. “Temos que pensar que a doação de leite é muito importante, nenhum leite artificial tem a quantidade de nutrientes que o leite materno tem”, enfatizou a primeira-dama, que também contou sobre suas experiências como mãe doadora. “Eu tirava mais de 150ml de leite por hora. A doação é um processo super simples e acessível, está ao alcance de todas. Amamentar é um gesto de amor, um ato de amor”. 

O Fórum contou com palestrantes dos bancos de leite humano de várias regiões do Estado, que falaram sobre as novas práticas de conscientização e incentivo às doações. Durante os dois dias, foram discutidas ações para ampliação da rede de leite humano e os desafios enfrentados pelo Banco de Leite nesse período de pandemia da Covid-19, em que o estoque reduziu bastante. 

A Coordenadora da Rede Estadual de Banco de Leite Humano do Pará, Vanda Marvão, destacou a importância da proteção da amamentação. “É bom trabalharmos a proteção da amamentação, pois sem ela, não tem leite. Portanto, mães saudáveis e disponíveis, entrem em contato com a Santa Casa para esse ato de amor e caridade.” pediu a coordenadora.

No painel sobre experiências de amamentação, além da primeira-dama Daniela Barbalho e da coordenadora da Rede Estadual de Banco de Leite, Vanda Marvão, estiveram presentes também Walda Valente, da Santa Casa do Pará, Carlena Figueiredo do Corpo de Bombeiros e Carla Figueiredo, diretora técnica da Sespa.

Serviço:
Doação para o Banco de Leite Humano da Santa Casa
Cadastro de doadoras e informações : (91) 4009-2212 ou 4009-0375 / WhatsApp: (91) 98899-6326 e pelos sites santacasa.pa.gov.br / bombeiros.pa.gov.br

Por: Gabriela Dutra (Ascom/Prodepa)