Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega títulos de terras e motores para barco de pescadores

Por Leonardo Nunes (SECOM)
21/05/2021 18h25

O governador Helder Barbalho entregou, nesta sexta-feira (21), 40 títulos de posse de terra para moradores da Vila Fátima e 20 motores de rabetas para pescadores da Praia de Quatipuru Mirim, ambas localidades do município de Tracuateua.

“Essa é uma agenda importante. Estamos resgatando sonhos de garantir títulos definitivos. As pessoas têm direito a esta terra e à tranquilidade em ter o título em seu nome para não ter risco de ninguém tomar a propriedade para que assim, possam investir, produzir, garantir sua renda e o ganha pão a partir de sua terra”, destacou o governador.

Ainda durante a agenda, o chefe do Poder Executivo Estadual reafirmou compromisso com o município para avanços estruturantes na área de mobilidade urbana, saúde e agricultura. 

“Provavelmente, no último trimestre deste ano, teremos uma nova rodada do Programa Asfalto por Todo Pará e Tracuateua vai receber asfalto para tirar o povo do buraco, da lama e da poeira, tudo para garantir trafegabilidade. Podem comemorar essa conquista”, disse o chefe do executivo estadual.

“Acertei com o prefeito e eles irão fazer o projeto para reforma do hospital municipal. Quando ele estiver pronto, o Governo do Estado vai garantir o recurso para reforma do hospital. Queremos um hospital mais estruturado e com qualidade para atender a população”, completou o governador.

O prefeito Zezinho Costas avaliou que o dia foi de importantes conquistas para a cidade, em ações articuladas com o Governo do Estado. “Convênios que trazem melhorias para o município que ficou por muito tempo abandonado”,  avaliou o prefeito. 

Já o deputado Federal, Eduardo Costa, responsável pela emenda parlamentar para aquisição dos motores das embarcações, explicou que a medida vai beneficiar os pescadores e agricultores de pequeno porte. 

“Sabemos que em vários locais aqui no Estado as ruas utilizadas são os rios. As pessoas precisam se locomover e ganhar seu sustento. Esses motores irão servir para atender as nossas localidades que ficam próximo das praias e rios da comunidade”, ponderou o parlamentar.

Raimundo Ramos da SilvaRaimundo Ramos da Silva, 70 anos, foi uma das pessoas que recebeu o títulos de posse de terra e ressaltou que o reconhecimento é fruto de uma vida. “O título desta terra é o prazer da minha vida. É minha terra. É um prazer poder dizer que é meu”, relatou.

O mesmo sentimento de gratidão é descrito por Aurelino Soares dos Santo, 62 anos, que também recebeu o título. “Sempre morei na Vila Fátima e esperei muito tempo por esse momento. Por causa deste documento, deixei de me aposentar. Tenho sete filhos e uma esposa. É um projeto que vai ficar para eles”, comentou.  

Aurelino Soares dos SantosPará Rural

O Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Pará (Pará Rural) foi desenhado pelo Governo do Estado do Pará focado em duas áreas críticas, que são prioridades para o Estado: a redução da pobreza rural e o melhoramento da gestão dos recursos naturais (gestão fundiária e gestão ambiental). Essa ação é uma parceria do Governo do Pará com Banco Mundial (BIRD), tendo como área de abrangência geográfica o ambiente rural do Estado, com foco na redução da pobreza rural.