Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

'Obesidade Zero' retoma cirurgias bariátricas após suspensão por causa da pandemia

Programa já realizou 85 procedimentos desde o início do projeto, que garante aos pacientes assistência de equipe multiprofissional antes e após a operação

Por Giovanna Abreu (SECOM)
18/05/2021 13h13

As transformações vão além do peso. Com mais de 30 kg eliminados, a autônoma Luanara Saliba, 32 anos, afirma que sua vida mudou, desde o dia 27 de janeiro de 2021, data em que se submeteu à cirurgia bariátrica.Luanara Saliba, 32, fez a bariátrica e afirma que sua vida mudou 

Com 142kg antes da cirurgia, a vida de Luanara era muito limitada. Atividades como subir escadas, andar ou varrer a casa eram motivos de cansaço excessivo e dores nos joelhos e coluna. “As pessoas têm a oportunidade de transformar a sua vida com o programa. Minha vida mudou completamente. Hoje eu tenho muita qualidade de vida, já consigo caminhar e até correr um pouco. Já subo e desço escadas sem cansaço, minha autoestima melhorou e me sinto maravilhosa”, assegura.  

Após cerca de quatro meses da cirurgia bariátrica, Américo Nascimento, 38 anos, uma dos pacientes do Programa Obesidade Zero, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), comemora a redução de 45 kg e o início de uma nova vida. “Posso dizer que foi um recomeço. Eu não tinha mais vida. Após a cirurgia, minha pressão e glicose melhoraram. Saí do quadro de depressão. Toda assistência com o pré e pós operatório foi muito boa. A equipe multidisciplinar é nota 10. Jean Bittar é top de linha, todos são muito bem atendidos, com a maior atenção”, conta. 

O Hospital Jean Bittar retomou no dia 6 de maio as cirurgias bariátricas do Programa Obesidade Zero após paralisação por conta da pandemia. A unidade, que é referência nos procedimentos, precisou alterar o perfil de atendimento para tratar pacientes de Covid-19, durante um mês e meio, e suspendeu a realização de cirurgias eletivas. Os atendimentos de ambulatórios foram mantidos de forma reduzida.

"Reforçamos que o programa ‘Obesidade Zero’ é uma demanda da sociedade que precisa de atenção especial. O programa tem levado mais qualidade de vida aos pacientes e nós sabemos que isso, em longo prazo, também ajuda a desafogar outros serviços de saúde”, afirma o secretário da Sespa, Rômulo Rodovalho.

Desde o início da realização da primeira cirurgia bariátrica do programa, no mês de outubro de 2020, a equipe multiprofissional do Hospital já realizou 85 procedimentos, com assistência no pré e pós-operatório. O médico Carlos Armando Ribeiro, cirurgião gástrico responsável pelo programa, explica que o objetivo principal é reduzir a fila de espera. 

“Trabalhamos para otimizar a nossa fila, considerando que os cuidados pré-operatórios para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica são diferenciados. Às vezes, o paciente precisa perder peso antes da cirurgia, deve ter acompanhamento com psicólogo, por exemplo, o que requer mais tempo de preparo para a operação. Não é igual a outros pacientes que precisam apenas do risco cirúrgico para que o procedimento seja realizado”, explica o cirurgião.

Os pacientes que já passaram pela cirurgia seguem em acompanhamento pela equipe multiprofissional composta por cirurgião bariátrico, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e assistente social, além de cirurgião plástico para cirurgia reparadora. 

Além das consultas, orientações sobre como deve ser a dieta; sobre o retorno às atividades laborais; realização de exercícios físicos e cuidados locais com o procedimento; orientação psicológica em relação aos novos hábitos, são repassadas pela equipe aos usuários.

Clique aqui e confira informações sobre o cadastro e indicação para a cirurgia bariátrica.