Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa participa de fórum internacional sobre doação de leite humano

Evento tem o apoio da Prodepa, Sespa e Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
17/05/2021 09h52

O Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa participa do Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Doação de Leite Humano, que começa nesta segunda-feira (17) e vai até a próxima quarta (19), com transmissão online. O evento que terá tradução simultânea em três idiomas (português, espanhol e inglês), tem o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Secretaria estadual de Saúde do Pará (Sespa) e Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan).

A nutricionista e participante da coordenação do BLH da Santa Casa, Vanda Marvão, diz que “o objetivo do evento é sensibilizar e chamar a atenção da sociedade sobre a importância do gesto voluntário de doação de leite humano, além de compartilhar os saberes e práticas para vencer os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, aos Bancos de captação de Leite humano”.

O Fórum de Cooperação Técnica Internacional tem como tema “Doação de Leite Humano – Lições aprendidas durante a pandemia Covid-19. O que podemos fazer a mais?”. O evento contará coma participação de profissionais da área de saúde, estudantes, doadoras, ministérios e secretarias de saúde de 30 países, ONGs e Organização Pan-americana da Saúde/OMS.

Para o presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Bruno Carmona, a instituição possui um papel social fundamental, e esse Fórum Internacional mostra sua importância no contexto mundial por ser a maior maternidade do Estado do Pará e uma das maiores do Brasil e da América Latina, com atendimento 100% público.

“A equipe do Banco de Leite Humano da Santa Casa realiza muitas ações para que possamos conseguir captar leite suficiente para atender os recém-nascidos cujas mães, por qualquer motivo, não estão podendo ofertar seu próprio leite. E por se tratar de um processo 100% voluntariado, é extremamente importante o envolvimento de toda a sociedade, e cabe a nós, como instituição, sensibilizar a população, pois existe uma quantidade significativa de lactentes nessa condição”, enfatiza Bruno Carmona.

Programação  Durante os dias do evento, será possível acompanhar as ações e políticas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 desenvolvidas pelas redes de Banco de Leite Humano. Programação e inscrição em: https://rblh.fiocruz.br/forum-de-cooperacion-tecnica-internacional-forum-de-cooperacion-tecnica-internacional-internacional

Programação desta segunda-feira (17) - Sessão I - Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano - Inovações para Transpor a Pandemia

10h – Saudação de boas-vindas

10h30 – rBLH-BR: uma visão geral do primeiro ano de enfrentamento a Covid-19 Mariana Simões (IFF/Fiocruz)

11h – Aprendendo e inovando para transpor a pandemia: As vivências dos Bancos de Leite Humano das diferentes regiões do Brasil. Mediação: Miriam Santos (Secretaria de Saúde do Distrito Federal)

12h – Intervalo

13h – Aprendendo e inovando para transpor a pandemia: As vivências dos Bancos de Leite Humano das diferentes regiões do Brasil (continuação). Mediação: Miriam Santos

15h – Compartilhando inovações para transpor a pandemia - Vivências da Cooperação Internacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Relatos de: Angola, Equador e El Salvador;

15h30 – Reflexões finais: o que podemos fazer a mais?

16h – Encerramento (do primeiro dia).