Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Torneio de tiro feminino celebra desempenho de servidoras no sistema prisional

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
15/05/2021 20h47

Estímulo, reconhecimento e capacitação profissional fazem parte das condutas do sistema penitenciário do Pará. Neste sábado (15) foi realizado, no Instituto de Ensino de  Segurança do Pará (Iesp), o I Torneio de Tiro Feminino da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Em homenagem alusiva ao Dia das Mulheres e Dia das Mães, a ação chegou a ser adiada por causa da pandemia da Covid-19. Ao todo, 35 servidores se inscreveram para a disputa de tiro de pistola ponto 40 e para airsoft.

O treinamento não foi restrito à região metropolitana de Belém, contando com a presença de servidoras de outros municípios, como Castanhal e Paragominas. O torneio dividiu-se em seis séries de tiros com pistola ponto 40 e airsoft. Além disso, um sorteio de brindes foi feito entre as participantes, que ganharam homenagens pela participação também.

Entre as servidoras, as três candidatas que mais se destacaram foram: Márcia Queiroz, do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará IV (CRPP IV), ficando em 1⁰ lugar, com 95% de aproveitamento dos tiros; Arilene Silva, do Centro de Recuperação Reginal de de Cametá (CRRCAM), alcançando o 2⁰ lugar; e em 3⁰ lugar, Paula Barroso, do CRPP IV. A premiação das três primeiras colocadas contou com a presença do secretário da Seap, Jarbas Vasconcelos.

Para Márcia Queiroz, premiada em 1⁰ lugar, a ação foi muito importante para a rotina cotidiana na unidade penal. "É muito importante esse treino para a autodefesa", afirma. A ganhadora do 2⁰ lugar, Arilene Silva, acrescenta a satisfação de participar do torneio com as outras colegas. "Estamos colocando em prática tudo aquilo que viemos trabalhando: aperfeiçoamento e aprimoramento do nosso dia-a-dia no trabalho", celebra.

De acordo com o coronel Arthur Moraes, quem estava coordenando a ação, o objetivo maior da Seap é oferecer lazer fora do serviço através de uma atividade que faz parte do serviço das funcionárias – reconhecendo o aprendizado e aperfeiçoando, ainda mais, a capacitação delas. "Nós temos na Seap um grupo grande de mulheres servidoras, e esse grupo, além de dar um brilho muito especial ao nosso trabalho, é um grupo mais humanizado e dedicado. Queremos continuar nesse trabalho, de treinar e qualificar", conclui.

Para o secretário Jarbas Vasconcelos, os pequenos passos que a secretaria dá para oportunizar mulheres são grandes transformações para todo o sistema penitenciário, que busca valorizar o trabalho feminino dentro da força de segurança pública. "É muito importante esse evento para celebrar as mulheres e estimular a se preparar ainda mais. Essa iniciativa é que faz a gente crescer e se unir", finaliza.