Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REAPROVEITAMENTO

Semas recebe mais de 60 litros de óleo em primeira semana do ponto de coleta do resíduo

Por Bruna Brabo (SEMAS)
15/05/2021 19h09

O ponto de coleta de óleo instalado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) já recebeu o total de 61,5 litros do resíduo desde que a coleta foi iniciada no último dia 05. O objetivo da ação é utilizar o líquido coletado para a confecção de sabão em barra, um meio ambientalmente viável de reaproveitamento desse óleo.

A Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) é responsável pelo ponto de coleta e garante a destinação adequada do resíduo, reciclando o líquido em oficinas de produção de sabão destinadas aos moradores dos bairros atendidos pelo programa do Governo do Estado Territórios Pela Paz (TerPaz), especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Quando as pessoas trazem o óleo para entregar, elas destacam a importância de fazer esse descarte correto, inclusive parabenizam a Semas pela iniciativa, porque muitas delas, às vezes, armazenam esse óleo sabendo da problemática do descarte irregular, mas infelizmente não conheciam um ponto de entrega desse resíduo e agora a Semas tem. Essa semana já tivemos uma procura considerável para fazer a entrega, isso é muito importante”, destaca Andreia Monteiro, coordenadora da Ceam.

Ao total foram entregues 43 litros pelo público externo e 18,5 litros entregues pelos servidores da secretaria. A técnica em gestão pública, Rosângela Santos, acredita que é necessária a consciência para a sociedade e que, se cada um fizer sua parte, o meio ambiente só tem a agradecer. 
“Graças a Semas, eu, minha família e amigos agora já temos onde levar o nosso resíduo líquido para ser reutilizado, levando benefícios para as pessoas e principalmente ao meio ambiente. Sendo sabedora das graves consequências causadas a natureza, achei que deveria participar trazendo o que já tinha em casa”, ressaltou. 

O descarte irregular do resíduo causa problemas socioambientais, pois atrai animais vetores de doença e danifica tubulações. A poluição hídrica é outro problema, uma vez que a distribuição de oxigênio à vida marinha é prejudicada. A destinação incorreta do óleo também compromete a absorção da água da chuva pelo solo, propiciando enchentes, assim como causa a infertilidade do solo, impossibilitando o cultivo de plantações. O óleo emite gases responsáveis pelo efeito estufa – como o metano – contribuindo para a  poluição atmosférica.

O ponto de coleta de óleo funciona de segunda a sexta, das 9h às 14h, na Travessa Lomas Valentina, nº 2717, sede da Semas. O material deve ser armazenado de preferência numa garrafa PET.