Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SOLIDARIEDADE

Parcerias reforçam coleta de sangue na capital e interior. Hemocentros abrem no final de semana.

Fundação Hemopa abre a sede, neste sábado (15), em Batista Campos; e a Unidade de Coleta Castanheira, no Pórtico Metrópole, na BR-316, das 7h30 às 17h

Por Vera Rojas (HEMOPA)
14/05/2021 16h45

Neste final de semana faça um programa diferente, doe sangue. Esse pedido é da Fundação Hemopa que abre a sede, neste sábado (15), no bairro de Batista Campos; e a Unidade de Coleta Castanheira, no Pórtico Metrópole, na BR-316, Km Zero, das 7h30 às 17h. No domingo (16), haverá coleta de sangue também no Hemocentro Regional Santarém, das 7h30 às 17h.

A estratégia de abertura do serviço de coleta de sangue, aos finais de semana, nas unidades da capital e interior, objetiva elevar o número de doações para manter a regularidade do estoque de sangue, visando ao atendimento satisfatório de demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do Pará.

De acordo coma assistente social, Lilian Bouth, da gerência de Captação de Doadores (Gecad), atualmente, a sede do Hemopa mantém uma média diária de 160 doações de sangue. “Estamos mantendo essa quantidade de coletas, graças às parceiras de instituições pública e privadas e à sociedade em geral”.

Lilian Bouth informou ainda outras estratégias do Hemopa para alcançar doadores de sangue como os projetos de agendamento de doações de sangue, por meio do 0800.2808118; e a Caravana Solidária, que transporta pequenos grupos de amigos ou colegas de trabalho à sede do Hemopa, e após deixa os voluntários no local de origem.

Entre os voluntários desta sexta-feira (14), na sede do Hemopa, na capital, a Fabiana Santos Silva, de 28 anos, fez sua primeira doação de sangue em atendimento à necessidade de um primo dela, morador em Capanema. O rapaz está com um filho internado e precisando de transfusão de sangue. “Vi a postagem dele no Facebook e isso me sensibilizou muito, não apenas porque é meu parente, mas também por ser mãe e temos que pensar no próximo”, disse ela.

“O que eu posso dizer é para que as pessoas pensem mais nas outras. Tem muita gente precisando de sangue para sobreviver. Vamos fazer a nossa parte porque não sabemos o dia de amanhã. Salve vidas”, afirmou Fabiana Silva, logo após doar sangue.

Na hemorrede, a sexta-feira também foi movimentada. No Hemonúcleo Abaetetuba, no nordeste paraense, houve campanha do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), que sensibilizou as pessoas à doação de sangue, em ato alusivo ao dia categoria, em 15 de maio.

Assistente social, Paula Casseb aderiu ao movimento solidário. “Eu decidi doar sangue pela importância  desse ato solidário que salva vidas”, afirmou.

Houve adesões voluntárias também no Hemocentro Regional de Castanhal, com a Caravana de Colares. A ação resultou em 26 coletas comparecimentos.

Quem pode doar

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

- Pesar mais de 50 kg

- Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

Hemocentro Belém - Travessa Padre Eutíquio, 2.109. Bairro Batista Campos. Atendimento: Segunda a sábado, 7h30 às 17h. Unidade de Coleta Castanheira: BR-316, Km Zero. Andar térreo do pórtico Belém Mais informações: 31106500/08002808118.

Hemocentro de Santarém - Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). Atendimento: Segunda a sexta, de 7h às 13h. Contato: (93) 3524-7550.