Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Construção da ponte sobre o rio Meruú avança para entrega em dezembro deste ano

A ponte terá 560 metros de extensão e dará maior segurança para população, um diferencial à logística da região do Baixo Tocantins, líder na produção de açaí

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/05/2021 14h53

Setran contabiliza 35% de conclusão da fundação da ponte sobre o rio Meruú, no município de Igarapé-Miri, no Baixo TocantinsUma das obras de infraestrutura em transportes mais importantes da região do Baixo Tocantins, a construção da ponte sobre o rio Meruú, avança e contabiliza 35% da construção da sua fundação concluída, com previsão de concretagem de todas as estacas da margem direita do rio, no município de Igarapé-Miri, no nordeste do estado. 

A Secretaria Executiva de Transportes (Setran) informa que a construção da mesoestrutura da ponte com a montagem do escoramento para as formas das vigas- travessas, começou na última quarta-feira (12). Os operários também finalizam a montagem do cimbramento - estrutura de suporte provisória, composta por um conjunto de elementos que apoiam as formas horizontais-vigas e lajes- da travessa do apoio P13, e ainda  a concretagem da segunda estaca do apoio P15. 

Ao todo, a estrutura da ponte terá 30 estacas encamisadas, distribuídas da seguinte forma: em cada margem do rio, serão aplicadas 12 camisas (estacas) e sobre o rio mais seis camisas. Após a cravação da camisa, será efetuada a escavação e limpeza final para instalação das ferragens.

Cem por cento das peças pré-moldadas necessárias para a obra estão prontas, a exemplo de 56 vigas e 6.300 lajes pré-moldadasSecretário de Transportes do Pará (Setran),  Adler Silveira, informou que a obra da ponte sobre rio Meruú teve início este ano e cem por cento das peças pré-moldadas necessárias para a obra estão prontas, a exemplo de 56 vigas, 6.300 lajes pré-moldadas e 324 estacas para o encabeçamento da ponte, "garantindo agilidade no processo construtivo, que permitirá a conclusão da obra até dezembro deste ano".

O secretário Adler observou que a obra contribuirá para a melhora do sistema de logística da região, considerada líder na produção de açaí, já que a ponte proporcionará maior agilidade e segurança para quem utiliza as estradas. A ponte sobre o rio Meruú terá 560 metros de extensão.

A Setran finaliza também, nos próximos dias, a armação da laje da rampa da balsa da margem esquerda, para quem vem do município de Mocajuba, no Baixo Tocantins. Essa frente de trabalho vai permitir a transferência do atual ponto de embarque e desembarque de passageiros pra que a construção da ponte avance de forma célere na margem esquerda também do rio.