Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo entrega escola estadual reconstruída nos 39 anos de Xinguara

Helder Barbalho cumpriu agenda oficial no dia do aniversário do município e participou da entrega da unidade de ensino

Por Bruno Magno (SEOP)
14/05/2021 09h51

Reconstrução e ampliação vão garantir mais comodidade e qualidade de ensino para os 494 estudantes matriculados, além de professores e equipe técnicaPara fortalecer a educação pública de Xinguara, sudeste paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou as novas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Ribeiro Mota na tarde desta quinta-feira (13). A unidade escolar foi reconstruída e ampliada para garantir mais comodidade e qualidade de ensino para os 494 estudantes matriculados, além de professores e equipe técnica.

O governador do Estado, Helder Barbalho, cumpriu agenda nos 39 anos da cidade, e participou da entrega da escola, ao lado da secretária de Educação, Elieth Braga, deputados estaduais e autoridades locais.

"Hoje, no dia de aniversário de Xinguara, poder trazer escola com qualidade e entrega de benefícios sociais é cuidar das pessoas, olhar o presente e, acima de tudo, garantir o futuro. Que Xinguara possa continuar crescendo e se desenvolvendo. O Governo do Estado estará sempre ao lado da prefeitura, trabalhando e cumprindo com este papel de união para que, juntos, possamos fazer a cidade se desenvolver cada vez mais”, disse o governador Helder Barbalho, que visitou as dependências da escola.

Obra contemplou, entre outros serviços, a climatização das salas de aula e entrega de laboratório de informáticaAtualmente, a unidade atende 494 alunos nas modalidades Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A obra contemplou climatização das salas de aula, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, sala de leitura, sala escolar de rádio, auditório, quadra coberta, coordenação, direção, equipe pedagógica, sala para o AEE, espaço de convivência, banheiros e vestuários com acessibilidade para professores e alunos.

Desde janeiro de 2019, a Seduc tem buscado melhorias pedagógicas e estruturais para proporcionar uma educação pública de qualidade para os 586 mil alunos matriculados no Estado, conforme explica a secretária de Educação, Elieth Braga.

“O governo do Estado segue recuperando as escolas e reconstruindo para ofertar espaços dignos e de qualidade aos nossos alunos. É um grande caminhar e o governo vem se fazendo presente no sul do Pará, reconstruindo a escola de Xinguara e ofertando novas vagas de ensino. A partir de agora, com certeza, nós teremos mais alunos em locais ideais para fazer educação de qualidade”, frisou a secretaria.

Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Ribeiro MotaPara a estudante Aretisa Carvalho Sampaio, de 17 anos, o novo ambiente escolar vai ajudar no alcance de novos sonhos. “A escola está bonita, os professores ajudam, vai depender do meu esforço fazer o Enem. Mas eu não havia entrado aqui antes e gostei muito da reconstrução, porque temos uma boa infraestrutura agora”, disse ela, que vai iniciar o terceiro ano do ensino médio.

Estudante do primeiro ano, Yasmin Lara Carvalho, de 15 anos, está na expectativa pelo início das aulas presenciais para que possa utilizar a nova estrutura escolar oportunizada pelo Governo do Pará. “A escola estava desorganizada, mas agora está bem bonita e organizada. Para quem quer crescer na vida, a escola ajuda bastante e, com essa pandemia, muitos alunos ficaram prejudicados, mas agora vão ter uma boa escola”, conta ela.

Comitiva que participou da agenda oficial em XinguaraAlém de representantes do Poder Executivo Estadual e prefeitos municipais da região, também participaram da agenda os deputados Fábio Filgueiras, Gustavo Sefer, Cássio Andrade, Cilene Couto, Chicão, Miro Sanova, além do titular da Cohab, Orlando Reis, e secretário regional do Sul e Sudeste, João Chamon.