Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÓRUM

Escola de Governança realiza abertura de formação para gestores municipais

Por Isabela Quirino (EGPA)
12/05/2021 22h28

Com mais de 600 visualizações e a participação de 78 municípios, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) lançou na noite desta quarta-feira (12) o Fórum de Governança Pública por todo Pará. A formação busca apoiar os servidores públicos estaduais que atuam fora da capital e gestores municipais, colaborando com a integração da gestão e oferecendo capacitações em áreas estratégicas. 

“Estamos muito contentes em ser o canal para esta formação ofertada aos municípios paraenses. Dos 144 municípios, 110 já estão com o acordo vigente conosco e podem receber todos os cursos da Escola, inclusive esta”, afirma a Diretora Geral da EGPA, Evanilza Marinho. 

A formação é fruto de uma parceria da instituição com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) e a Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep). Todo o projeto foi composto a partir do Seminário de Novos Gestores, promovido pelo Governo do Pará ainda em 2020. 

Inocencio Gasparim, titular da Seaster, participou da mesa de abertura representando o Governador do Estado, Helder Barbalho, e confirmou a importância da ação. “Parabenizamos a iniciativa e reforçamos que este é o cumprimento de mais um compromisso do Estado com os gestores municipais”. 

Para Ricardo Matos, Assessor Técnico da Famep, o trabalho de auxiliar os municípios na construção da gestão é essencial. “O Pará tem muito a ganhar com esta capacitação, que aborda temas fundamentais para a gestão pública”. 

A ação promove uma formação nos eixos de assistência social, educação, saúde, administração, Plataforma Mais Brasil e educação fiscal. Nesta primeira fase, a capacitação será realizada com os municípios que compõe a Região Metropolitana de Belém e a Região Guajará, com previsão de inicio para o final de maio, por meio de aulas a distância. 

A abertura foi realizada no formato híbrido, transmitida pelo canal do YouTube da EGPA, mas contando com a presença de gestores dos municípios que receberão o projeto. Toda a cerimônia ainda pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=PMeRnl8pjvQ