Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seaster oferece qualificação e assessoramento para gestores municipais

Por Camila Santos (SEASTER)
12/05/2021 21h52

Orientar e qualificar gestores municipais que executam a política de assistência nos municípios paraenses é uma das principais atividades desempenhadas pelo Governo do Estado que, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), oferece capacitações e assessoramento técnico a gestores municipais com o intuito de instruir sobre a correta execução de programas e benefícios sociais.

A fim de atender esta demanda, a Seaster realizou a mobilização e inscrição de 53 municípios paraenses na primeira turma de capacitação para utilização da nova versão do Sistema de Benefícios ao Cidadão, o Sibec 2.0, ferramenta desenvolvida pela Caixa Econômica Federal, que contribui na execução efetiva de benefícios sociais, entre eles, o Bolsa Família. Através do sistema, gestores e técnicos podem verificar as informações de cada família, gerenciar situações de suspensão e cancelamento de benefícios.

Thaiana Nascimento, gerente de Programas de Transferência de Renda da Seaster, expressa satisfação ao falar dos resultados da mobilização feita para participação dos municípios. "Realmente foi um grande feito. Dos 54 convocados, 53 puderam comparecer, o que é bem satisfatório considerando o curto tempo para a mobilização. A meta é que os 144 municípios participem do curso até o final", afirmou a gerente.

Em 2020, com a chegada da pandemia, tornou-se inviável a execução das capacitações e assessoramentos de forma presencial, fazendo com que houvessem adaptações na maneira de prestar este serviço aos municípios.  "Adotamos o digital, a comunicação a distância, como única forma de realizar o assessoramento técnico. Mesmo com essa excepcionalidade, dos 144 municípios agendados para o ano de 2020, 131 receberam o apoio técnico, o que nos deixou bastante satisfeitos, pois é sinal de que os benefícios sociais estão sendo bem administrados e a população, bem atendida", conclui Thaiana.

Através da Coordenação de Gestão de Benefícios e Programas de Transferência de Renda, a Seaster além de fortalecer a gestão municipal, ainda contribui na operacionalização das ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, tendo em vista a inclusão social e autonomia destas famílias.

Secretária de Assistência Social do município de Santa Maria das Barreiras, Brenda Shatylla, esteve recebendo o apoio técnico. "Nós somos uma nova gestão e queremos, obviamente, oferecer um serviço assistencial de qualidade, voltado a pessoas que realmente necessitem. Portanto é de extrema importância receber este assessoramento oferecido pela Seaster, vamos aplicá-lo em nosso trabalho da melhor forma possível", concluiu Brenda.