Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo do Pará iniciará projeto sobre carbono neutro no final maio

Iniciativa elaborada em parceria com ONG The Nature Conservancy deverá ser implementada nos próximos dois anos

Por Bruna Brabo (SEMAS)
12/05/2021 18h34

O Governo do Pará recebeu, nesta quarta-feira (12), a confirmação da data de início do projeto “Preparando um Território Carbono Neutro”, elaborado em uma parceria do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e a organização não governamental The Nature Conservancy. 

O projeto será implementado ao longo de dois anos, a partir do dia 30 de maio de 2021, com o orçamento aprovado no valor de US$1,2 milhão. Com o financiamento pelo Fundo de Inovação da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF-Task Force), com recursos do governo norueguês geridos pelo Programa das Nações Unidos para o Desenvolvimento.

“O Pará vem avançando na implementação do Plano Estadual Amazônia Agora. Dessa maneira, pretendemos alcançar o objetivo de preservar a floresta e garantir desenvolvimento social e econômico para a população”, acrescentou o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio. 

Esta nova chamada dá início e permite a discussão de papéis e responsabilidades, assim como mapear a assistência técnica do PNUD durante o período inicial. “Estamos contentes em sermos uma das poucas propostas desta chamada internacional, a aprovação do projeto foi uma sinalização importante de que o Estado está no caminho correto e uma contribuição importante para ações que pavimentarão investimentos maiores no desenvolvimento socioeconômico e na conservação ambiental no Pará”, reforçou o secretário Mauro O'de Almeida.

O projeto tem como objetivo central apoiar os esforços do Estado para tornar-se um carbono neutro até 2036, o que está alicerçado nos avanços promovidos pelo Governo do Pará em sua agenda climática, em especial, na Política Estadual sobre Mudanças Climáticas e no Plano Estadual Amazônia Agora, também apoiados pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima.